ARQUIVO
Formador
António Fernando Amaral Penas Nabais dos Santos
Destinatários
Professores do Grupo 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Enquadramento
No que se refere ao texto literário, em geral, e, mais especificamente, à poesia trovadoresca, existe a necessidade de um trabalho hermenêutico aprofundado na realidade, um professor de Português que perceba melhor os textos que serão analisados nas aulas estará sempre mais perto de ser um professor mais competente. A poesia trovadoresca inclui alguns dos textos que integram o domínio da Educação Literária de Português de 10.º ano.
Objetivos
- Aprofundar conhecimentos sobre o fenómeno histórico-cultural da poesia trovadoresca, através da análise de vários textos. - Elaborar materiais didácticos aplicáveis nas aulas dedicadas à poesia trovadoresca.
Conteúdos
1. Contexto histórico e cultural da produção trovadoresca peninsular: tempos (2,5h) - a questão das origens - o texto mais antigo - gerações trovadorescas 2. Contexto histórico e cultural da produção trovadoresca peninsular: espaços (2,5h) - cortes senhoriais - cortes régias 3. Os textos: cancioneiros, géneros, temas, valores, ciclos (15h) 4. Didáctica da poesia trovadoresca: estratégias e materiais (5h)
Metodologias
As duas primeiras sessões (pontos 1 e 2) incluirão momentos expositivos seguidos de debate e/ou de exposição de dúvidas. As seis sessões correspondentes ao ponto 3 serão dedicadas à análise aprodundada, em grande grupo, de vários textos dos cancioneiros galego-portugueses. Nas duas últimas sessões, os formandos, organizados em grupos, produzirão materiais que passarão a constar de algo a que poderemos chamar banco didáctico.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
FERREIRA, Maria do Rosário, Águas Doces, Águas Salgadas. Da funcionalidade dos motivos aquáticos na Cantiga de Amigo, Porto, Granito, 1999KÖHLER, Erich, Sociologia della Fin'Amor, Padova, Liviana Editrice, 1976.MIRANDA, José Carlos Ribeiro, Os Trovadores e a Região do Porto. Em torno do rapto de Elvira Anes da Maia, Porto, Ed. do Autor, 1996.MIRANDA, José Carlos Ribeiro, Aurs mesclatz ab argen, Porto, Guarecer, 2005OLIVEIRA, António Resende, Depois do Espectáculo Trovadoresco. A estrutura dos cancioneiros peninsulares e as recolhas dos sécs. XIII e XIV, Lisboa, Colibri, 1994.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-04-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 18-04-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 02-05-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 09-05-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 16-05-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 23-05-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 11-06-2024 (Terça-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 13-06-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 18-06-2024 (Terça-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
10 | 20-06-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
Formador
António Fernando Amaral Penas Nabais dos Santos
Destinatários
Professores do Grupo 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Enquadramento
O domínio da Educação Literária na disciplina de Português do Ensino Secundário constitui-se, de certa maneira, como o centro das Aprendizagens Essenciais de Português do Ensino Secundário, pelo que constitui, muitas vezes, o ponto de partida para as aprendizagens dos restantes domínios.
Objetivos
- Refletir sobre a implementação das unidades de Educação Literária de 10.º ano. - Elaborar materiais para utilizar nas aulas no âmbito Educação Literária de 10.º ano.
Conteúdos
1. Poesia Trovadoresca (5 horas) 2. Crónica de D. João I, Fernão Lopes (5 horas) 3. Gil Vicente (5 horas) 4. Luís de Camões - Rimas (5 horas) 5. Luís de Camões Os Lusíadas (5 horas)
Metodologias
Na primeira sessão de cada unidade (2,5h), começará por haver uma exposição sobre os principais aspectos científicos e didácticos. Seguidamente, haverá lugar ao esclarecimento de dúvidas e consequente debate em grande grupo que servirá para propor e discutir ideias que conduzirão à criação de materiais didácticos. A segunda sessão de cada uma das unidades será de carácter prático. Os formandos trabalharão em pequenos grupos e criarão materiais didácticos de que todos poderão vir a beneficiar num futuro próximo.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
BERNARDES, José Augusto Cardoso. 2005. A Literatura no Ensino Secundário: Outros Caminhos. Porto: Areal Editores.BERNARDES, José Augusto Cardoso e Rui Afonso MATEUS. 2013. Literatura e Ensino do Português. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.CEIA, Carlos. 2002. O que é ser Professor de Literatura. Lisboa: Colibri.FONSECA, Fernanda Irene. 2000. Da inseparabilidade entre o ensino da língua e o ensino da literatura. In AA.VV., Didáctica da Língua e da Literatura. Vol. I. Coimbra: Almedina/Instituto de Língua e Cultura Portuguesas, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 37-45.GOULART, Rosa Maria. 2000. (In)sucessos dos estudos literários: uma questão de didáctica?. In AA.VV, Didáctica da Língua e da Literatura. Vol. II. Coimbra: Almedina/Instituto de Língua e Cultura Portuguesas, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1339-1349.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-01-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 11-01-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 18-01-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 25-01-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 01-02-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 08-02-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 15-02-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 22-02-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 29-02-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |
10 | 07-03-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Presencial |