274

Disseminar para ressignificar as Aprendizagens Essenciais de Matemática A (avançado) turma A-23_24

Apresentação

Num contexto de alterações do currículo prescrito da disciplina de Matemática A, com implementação a partir de setembro de 2024, urge efetuar uma análise interpretativa dos documentos orientadores à luz das políticas educativas para o processo de Ensino da Matemática. Na verdade, em concordância com os relatórios publicados pela OCDE, dando enfase ao estudo PISA 2023 (itens abertos) perpassa uma urgência fundamentada na transformação intencional das práticas. Ademais, esta Jornada possibilita capacitar os envolvidos para a escolha do manual escolar de forma a que o mesmo consubstancie e dê enfoque ao ideário que subjaz as Aprendizagens Essenciais de Matemática A. A atividade de e para professores emerge de uma necessidade intrínseca sentida por uma comunidade, que partilha a visão Nóvoa (2007) e dá voz à premissa de que “É preciso passar a formação de professores para dentro da profissão”.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Compreender, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A), as suas finalidades e as consequências para o ensino da Matemática; Capacitar os pares com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A); Refletir sobre os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o Ensino Secundário (Matemática A).

Conteúdos

Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE . Ideias inovadoras do Currículo: Abordagem da geometria sintética e analítica com recurso ao geogebra e ao python. Capacitar os docentes de práticas que envolvam o pensamento computacional.

Formador

Elsa Maria Macedo de Oliveira Campos

Carla Maria Faria Gomes

Maria João da Cruz Nogueira

Início: 03-05-2024
Fim: 03-05-2024
Acreditação: ACD52-23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica e Secundária do Padrão da Légua