ACD - “EMPOWER.ED.24@AEIP” turma A-24_25
Apresentação
Com a internacionalização e a Acreditação Erasmus+ até 2027, o AEIP tem como objetivo a continuação da criação de uma comunidade escolar mais Solidária, Utópica e Crítica (uma Escola SUC) e o desenvolvimento da capacidade de comunicação em Inglês que em contextos internacionais/interculturais é a chave para a integração ativa. O desenvolvimento de competências linguísticas nos professores contribui para a formação do aluno SUC do AEIP, melhor preparado para o digital e mais dinâmico em relação ao ambiente e alterações climáticas. É, neste sentido, que o Inglês se torna essencial para a comunicação/cooperação com outros cidadãos europeus e vital para a internacionalização/desenvolvimento institucional da escola. As metas definidas nos cinco objetivos da Acreditação Erasmus+ estão diretamente ligadas ao Projeto Educativo do AEIP: Ampliar o domínio comunicativo de professores e alunos no contexto da língua inglesa; Partilha e intercâmbio de boas práticas de cidadania através do reforço das capacidades sociais; Adicionar novas práticas inclusivas que permitam melhorar o processo de integração de cada aluno; Incorporar práticas digitais dinâmicas no processo de ensino-aprendizagem; e, por último, Desenvolver a consciência ecológica/melhorar o interesse dos alunos pelo ambiente. Após a realização das mobilidades de alunos e professores é de extrema importância disseminar e reflectir acerca das aprendizagens relevantes e dos possíveis impactos. A Conferência Empower.Ed.24@AEIP, conferência do 1.º ano de Acreditação do Plano Erasmus+ do AEIP, pretende fomentar a reflexão sobre as experiências Erasmus+ no contexto do plano, suas oportunidades e desafios, para professores e alunos, e o impacto destas experiências na educação, abordando tanto as vantagens e oportunidades que ela oferece ao nível da dimensão profissional e pessoal, quanto os desafios que podem surgir na concretização das atividades. Este evento reunirá professores participantes do AEIP e colegas de outros agrupamentos para discutir aprendizagens e práticas educativas resultantes das atividades desenvolvidas, promovendo um momento enriquecedor e esclarecedor sobre as experiências Erasmus+.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Comprovar a importância da internacionalização da escola através da apresentação de experiências e casos concretos de integração de aprendizagens efectuadas; - Apresentar o ciclo de implementação do Pano Erasmus+ e seus outcomes através da partilha de experiências e aprendizagens realizadas durante as mobilidades dos participantes; - Exemplificar através de diferentes estratégias (com testemunhos orais, apresentações, vídeos, apresentação de resultados, atividades, jogos, etc) e mostrar em que medida estas aprendizagens, e respectivas mobilidades individuais, ajudaram na valorização pessoal e profissional e contribuíram para a construção de mais um pilar da nossa Escola SUC; - Constituir uma mais-valia na aprendizagem de práticas pedagógicas para todos os presentes.
Conteúdos
- Implementação do Plano de Acreditação e a importância da internacionalização na Escola SUC - Dimensão Internacional da Acreditação Erasmus+ - Contribuição do Inglês para práticas mais sustentáveis na era da digitalização - Desenvolvimento Profissional Impacto Psicológico das experiências Erasmus+ - Experiências eTwinning e benefícios alcançados diretamente para as metas do Projeto Educativo do AEIP - Atividades de Mobilidade e integração das experiências vividas: em que medida o Plano Erasmus+ ajuda na valorização do currículo dos professores e na sua prática pedagógica - Oportunidade holística de união; contextualização ao nível de escola: glocalisation=global+local - Desenvolvimento da competência linguística no caminho da internacionalização da escola - Outcomes e produtos finais das mobilidades efetuadas
Anexo(s)
Formador
PAULO ALEXANDRE BRITO PAIS GASPAR
Ana Teresa Salgueiro Mendes Juanico
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-07-2024 (Terça-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |