244

LeV - Literatura em Viagem 2024 turma A-23_24

Apresentação

O LeV – Literatura em Viagem define-se como um evento dedicado à literatura de viagem. O seu âmbito temático abarca a literatura e a viagem no sentido literal, mas também metafórico, integrando as tendências e dinâmicas sociais e culturais atuais. Em todas as edições vem reunindo convidados de diversas áreas da cultura, da sociedade e até da ciência em torno da leitura e da palavra. A promoção do livro e da leitura tem vindo a contar com a participação de centenas de personalidades nacionais e internacionais em entrevistas e mesas de debate a performances artísticas, leituras, conferências, exposições, visitas a escolas, abarcando públicos de diferentes perfis e interesses. A paixão pela leitura e pelas viagens, continua a definir o seu percurso em proximidade com a comunidade sem esquecer leitores de outras regiões. Os professores e alunos das escolas de Matosinhos são participantes ativos que recebem os autores convidados, construindo os novos públicos e fortalecendo os laços com a comunidade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Promover a leitura e o livro numa abordagem transversal onde autores, personalidades da cultura e a comunidade em geral partilham interesses comuns com enfoque nos desafios da atualidade que, inevitavelmente, se cruzam com a literatura.

Conteúdos

Promover a leitura e o livro numa abordagem transversal onde autores, personalidades da cultura e a comunidade em geral partilham interesses comuns com enfoque nos desafios da atualidade que, inevitavelmente, se cruzam com a literatura. Conhecer os autores convidados e a sua obra, bem como a sua intervenção no panorama cultural e literário; Compreender a cultura como forma de valorização da dimensão social local e regional; Refletir sobre a literatura de viagem no panorama cultural e literário da atualidade;

Formador

António Lage Rodrigues de Almeida

Daniela Filipa Lopes Oliveira

Início: 11-04-2024
Fim: 12-04-2024
Acreditação: ACD44-23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Biblioteca Municipal Florbela Espanca