251

Interatividade pedagógica com ferramentas digitais – Parte 3 (Flipgrid) turma A-23_24

Apresentação

O perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória sugere abordagens pedagógicas que promovam a interação, a autonomia e a criatividade. Neste sentido, é essencial que as práticas pedagógicas fomentem a autonomia, a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de comunicação e colaboração. As ferramentas digitais, como o Flipgrid (agora somente FLIP), oferecem um enorme potencial para criar experiências de aprendizagem mais motivadoras e eficazes.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Desenvolver competências para conceber, implementar e gerir atividades pedagógicas interativas utilizando o FLIP. Analisar estratégias para fomentar a participação ativa dos alunos, a discussão e a construção colaborativa do conhecimento através do FLIP. Identificar formas de integrar o FLIP no processo de ensino-aprendizagem e na avaliação, articulando-as com diferentes abordagens metodológicas.

Conteúdos

Apresentação da ferramenta Flipgrid Criação e gestão de atividades no Flipgrid Estratégias para promover a interatividade Prática colaborativa

Formador

Pedro João Ramos Amorim Sá

Início: 10-04-2024
Fim: 10-04-2024
Acreditação: ACD23-23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Moodle e Google Meet