412

C1105. Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Educação Musical / Música turma A-24_25

Apresentação

O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científicas e didáticas dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina Educação Musical (2.º ciclo) e Música (3.º ciclo), orientada numa perspetiva holística e em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610.

Objetivos

Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação, de dispositivos e instrumentos com diversidade sonora/musical que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; Estimular a implementação de metodologias ativas de aprendizagem promotoras da diferenciação pedagógica, tendo em consideração as aprendizagens a desenvolver e as necessidades dos alunos e a consecução de um ensino de qualidade; Valorizar o papel da Música como promotor do desenvolvimento global dos alunos, na sua relação consigo, com os outros e com o meio; Valorizar a disciplina de Educação Musical / Música na sua individualidade e na relação com as demais áreas do conhecimento.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos Módulo 2 – Experimentação e criação (5h) Experimentação, improvisação sonoro/musical através da voz, corpo, ou outra fonte sonora acústica, analógica ou digital, combinando e manipulando os vários elementos da música. Exploração / criação sonoro-musical com formas, estilos, géneros e tecnologias diferenciadas. Módulo 3 – Corpo e Voz na interpretação Musical (5h) Estratégias de interpretação vocal (voz falada e cantada). Música de conjunto em repertórios de diferentes géneros, estilos, épocas e tecnologias. O corpo como instrumento. O gesto e o movimento na interpretação de canções. Módulo 4 - Prática instrumental (5h) Prática instrumental em contexto escolar: utilização de objetos e instrumentos musicais acústicos e eletrónicos e/ou virtuais, em repertório variado. Módulo 5 - Projeto de performance musical Refletir a sua experiência musical na: a) Criação de um concerto / audição, em repertório variado; ou b) Criação / Partilha de um projeto interdisciplinar: refletindo os elementos musicais em contextos interdisciplinares. Módulo 6- A música e o Digital (5h) Utilização de ferramentas digitais de edição, criação ou execução musical. Módulo Final (2,5 horas) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série – n.º 129. https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfAprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0Plataforma Digital de recursos artísticos e pedagógicos: www.cantarmais.pt.

Formador

Rui Filipe Pires Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-01-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
2 16-01-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
3 23-01-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 30-01-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
5 06-02-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
6 13-02-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
7 20-02-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
8 27-02-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
9 13-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online síncrona
10 20-03-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
Início: 09-01-2025
Fim: 20-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-128691/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: ES Augusto Gomes, Moodle e Google Meet

INSCREVER-ME