240

Bullying: Transformar observadores em líderes turma A-23_24

Apresentação

A designação Bullying pode ser nova no vocabulário da escola. Os comportamentos a que se refere, esses são tão (ou mais) antigos como a própria escola. Gozar, ameaçar, humilhar, ridicularizar, diminuir, empurrar, agredir são verbos que vemos conjugados em diferentes tempos e modos nos recreios e salas das nossas escolas. A nossa perceção pode ser que esses comportamentos podem estar a aumentar, ou a tornar-se mais intensos ou mais "maldosos". Pode ser. Uma outra explicação é que, sobretudo, nos últimos 20 anos a forma como os educadores vêem as relações interpessoais mudou. Para isso muito terá contribuído a investigação sobre as causas, os processos e o impacto desses comportamentos abusivos ou Bullying.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Saber mais sobre o que a investigação descobriu pode ajudar-nos a desenhar estratégias e utilizar comportamentos mais eficazes se queremos combater esses comportamentos em contexto educativo. Com esta ação pretendemos responder às questões - Como funciona o Bullying? - O que se pode fazer para prevenir, minimizar e gerir o impacto?

Conteúdos

1. O Bullying nas escolas hoje. 2. Compreender o Bullying e lidar com os intervenientes: o sujeito, o alvo, o(s) observadore(s) 3. Políticas da escola de segurança 4. Criar ambientes de sala de aula positivos

Formador

Ana Isabel Lage Ferreira

Início: 12-06-2024
Fim: 12-06-2024
Acreditação: ACD16-23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Moodle e Google Meet

INSCREVER-ME