245

Pensamento computacional com Scratch turma A-23_24

Apresentação

A necessidade de trabalhar para aumentar as capacidades dos alunos e, consequentemente, o seu sucesso escolar e a situação atual de contacto com as novas tecnologias através da distribuição generalizada de computadores aos alunos e às escolas, assim como a aparente motivação para lidar com estes instrumentos de trabalho criam condições favoráveis à aplicação generalizada das tecnologias ao serviço das práticas de ensino (formais ou informais). Assim, o ambiente gráfico de programação Scratch, apresenta-se como um instrumento de trabalho com imensas potencialidades. Esta ACD aborda o contributo do Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional, das competências matemáticas e/ou linguísticas (entre outras), num ambiente formal e/ou informal de aprendizagem.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Consciencializar os docentes para o papel do Scratch na promoção do pensamento computacional. Sensibilizar os professores para a possibilidade dos alunos aprenderem pensamento computacional, a brincar, a jogar e a serem desafiados. Convidar os docentes para o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas, incluindo competências de raciocínio, resolução de problemas e trabalho colaborativo. Proporcionar experiências de aprendizagem, mediadas pelo Scratch, que facilitem a criação de estratégias pedagógicas adequadas aos objetivos curriculares.

Conteúdos

O ambiente de programação do Scratch Movimentar personagens no ecrã Desenhar um cenário Criar e rodar um personagem Mudar o traje, esconder e mostrar personagens Ciclos e condições (aplicação prática) Sensores Utilização de variáveis Extensões

Formador

Raul A. F. Macedo

Pedro João Ramos Amorim Sá

Início: 08-05-2024
Fim: 08-05-2024
Acreditação: ACD45-23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica de Perafita

INSCREVER-ME