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C1066. Litoral norte: relevo, fixação humana e empreendedorismo turma A-24_25

Apresentação

A formação de professores, ao ampliar o conhecimento do território em que é desenvolvida a sua atividade profissional, vai potenciar o acesso dos alunos ao conhecimento geográfico, histórico, económico, paisagístico, da fauna e da flora (articulando o conhecimento entre várias componentes do currículo), permitindo uma coesão global articulada e coerente de aprendizagens essenciais, constituindo uma forma de combater o insucesso escolar e o abandono escolar, conduzindo ao aumento da motivação dos alunos. Os ODS da ONU para 2030 relacionam-se com a educação de qualidade, as energias renováveis e acessíveis, o crescimento económico, a produção e o consumo sustentáveis, bem como com a ação climática, o que evidencia uma conexão muito forte com os objetivos desta ação de formação. Por outro lado, é potenciado o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, mediante a exploração holística dos princípios, valores e áreas de competências, no âmbito de diversas componentes do currículo, permitindo uma coesão global articulada e coerente, pois o conhecimento não é estanque e segmentado entre disciplinas, mas sim interdependente. Cada vez mais, as componentes do currículo são abordadas de uma forma holística, pelo que se encontram reunidos os fundamentos para que os centros de formação proporcionem adequada capacitação dos professores, em articulação com vários domínios científicos, potenciando o conhecimento, o empreendedorismo e a criação de riqueza no nosso país.

Destinatários

Professores dos grupos 200, 400, 420 e 430

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 200, 400, 420 e 430.

Objetivos

A formação de professores, ao ampliar o conhecimento do território em que é desenvolvida a sua atividade profissional, vai potenciar o acesso dos alunos ao conhecimento geográfico, histórico, económico, paisagístico, da fauna e da flora (articulando o conhecimento entre várias componentes do currículo), permitindo uma coesão global articulada e coerente de aprendizagens essenciais, constituindo uma forma de combater o insucesso escolar e o abandono escolar, conduzindo ao aumento da motivação dos alunos. Os ODS da ONU para 2030 relacionam-se com a educação de qualidade, as energias renováveis e acessíveis, o crescimento económico, a produção e o consumo sustentáveis, bem como com a ação climática, o que evidencia uma conexão muito forte com os objetivos desta ação de formação. Por outro lado, é potenciado o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, mediante a exploração holística dos princípios, valores e áreas de competências, no âmbito de diversas componentes do currículo, permitindo uma coesão global articulada e coerente, pois o conhecimento não é estanque e segmentado entre disciplinas, mas sim interdependente.

Conteúdos

O litoral português. A diversidade física do litoral norte. Degradação do litoral e erosão costeira. A pesca, a tipologia de pesca e a sua relevância histórica e económica. A prosperidade económica e a sociedade de consumo. Aspetos demográficos, sociais e económicos com reflexo na organização do território. A relevância histórica da concentração de população e de atividades económicas no litoral de Portugal. Setores de atividade económica no litoral norte (os casos da pesca, da indústria conserveira, das energias renováveis e do turismo balnear). O contributo das ciências sociais para a educação e para a cidadania. A articulação de conhecimento e cooperação entre ciências sociais. Vantagens de abordagens científicas interdisciplinares.

Metodologias

Adoção de uma metodologia ativa, baseada no trabalho de campo (entre a foz do rio Douro e a foz do rio Lima), com a participação contínua dos formandos, a qual favorece a compreensão dos conteúdos da ação e a aquisição de competências. Sessões teóricas (com recurso a meios audiovisuais) e práticas, com a exploração presencial da orla litoral, percorrendo (a pé e por rodovia) alguns troços do litoral norte. Visita a locais especialmente afetados pela erosão costeira no litoral norte. Identificar espécies da fauna e da flora do litoral norte, equacionando o seu potencial económico. Visita a núcleos urbanos no litoral norte, evidenciando a sua relevância para a fixação da população e para a dinamização das atividades económicas. Visita a portos de pesca e a lotas de pesca, assistindo a leilões de pescado, a fim de evidenciar a capacidade de empreendedorismo e o potencial de criação de riqueza. Visita a unidades industriais, evidenciando a retenção de talento e o potencial económico. Localização absoluta dos fenómenos estudados, fazendo uso de recursos digitais (telemóveis e tablets).

Avaliação

Participação (40%), de acordo com os seguintes parâmetros: dinâmica da participação, qualidade das intervenções, execução de tarefas e relacionamento interpessoal. Trabalho individual (60%), de acordo com os seguintes parâmetros: estrutura, rigor na conceção, apresentação, autoavaliação, reflexão e impacto da formação.

Bibliografia

CLAVAL, Paul (1987). Geografia do homem. Coimbra: Livraria AlmedinaGOMES, Pedro T.; BOTELHO, Ana C.; CARVALHO, Gaspar S. (2002). Sistemas dunares do litoral de Esposende. Braga: Universidade do MinhoMILL, Alfred (2022). Economia - Tudo o que Precisa de Saber. Lisboa: Marcador.LAINS, Pedro; SILVA, Álvaro (2005). História económica de Portugal 1700 – 2000. Lisboa: Imprensa de Ciências SociaisSTRAHLER, Arthur N.; STRAHLER, Alan H. (2000). Geografía física. Barcelona: Ediciones Omega.

Anexo(s)

Formador

João Carlos Moreira Luís

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-01-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 11-01-2025 (Sábado) 09:00 - 15:00 6:00 Presencial
3 18-01-2025 (Sábado) 09:00 - 15:00 6:00 Presencial
4 25-01-2025 (Sábado) 09:00 - 15:00 6:00 Presencial
5 29-01-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 22:30 4:00 Presencial
Início: 08-01-2025
Fim: 29-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127123/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Augusto Gomes