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C1083 A disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) no séc. XXI: que desafios? EB 3º Ciclo e E. Secundário turma A-24_25

Apresentação

A oferta da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) tem como objetivo a aprendizagem do Português por alunos com outra língua materna (Artigo 10.º e no Artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho). No entanto, o ensino-aprendizagem de PLNM constitui uma área didática que não é contemplada com o mesmo número e diversidade de ações de formação, materiais e recursos se comparada com a área de Português Língua Materna. Atualmente, a escola portuguesa é chamada à responsabilidade de incluir cada vez mais cidadãos migrantes, os quais necessitam de práticas pedagógicas específicas e adaptadas às suas necessidades e ao seu perfil de aprendizagens, para que o sucesso escolar se verifique.

Destinatários

Professores do Grupo 300

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300.

Objetivos

- Desenvolver uma visão sustentada dos diversificados perfis sociolinguísticos, psicolinguísticos e linguísticos dos aprendentes do Português como Língua Não Materna (PLNM); - Compreender os processos de aquisição e aprendizagem de línguas não materna; - Rever os princípios fundamentais de ensino de língua não materna; - Identificar os perfis terminais de nível de proficiência linguística; - Conhecer métodos, abordagens e estratégias de ensino de línguas não maternas; - Conhecer modelos de desenvolvimento/ elaboração de materiais didáticos; - Produzir materiais didáticos cientificamente fundamentados para o ensino de PLNM; - Debater e trocar experiências didáticas, com base nos materiais desenvolvidos nas sessões síncronas e em trabalho autónomo; - Fomentar a partilha de boas práticas de ensino, na área do ensino do PLNM.

Conteúdos

I – Clarificação de conceitos-chave relativos ao PLNM II – Métodos e abordagens de ensino de PLNM III – O ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: estratégias e tarefas IV – Desenvolvimento de materiais didáticos para o PLNM no 1º CEB V- Avaliação

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.

Bibliografia

Albino, S. (2021). O Português Língua Não Materna no Currículo Nacional: Trajetória de uma Política Educativa. Indagatio Didactica, 13(2), 77-93.Bizarro, R., Moreira, M. A. Flores, C. (org.) (2013) Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino, LIDELBernardes, C. e Miranda, F.B. (2003) Portefólio - Uma Escola de Competências, Porto, Porto EditoraDireção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Coord. Leiria, Isabel. (2008) Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) – Ensino Secundário. Lisboa.Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Coord. Mateus, Maria Helena Mira, Testes de Diagnóstico de Português Língua Não Materna. Lisboa.

Formador

Sandra Filipa Bizarro Soares Rebelo da Rocha

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
2 25-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 11-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
4 18-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
5 25-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 01-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 18-02-2025
Fim: 01-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-128234/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 30 h
Local: Escola Secundária Augusto Gomes, Moodle e Google Meet