
C1083 A disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) no séc. XXI: que desafios? EB 3º Ciclo e E. Secundário turma A-24_25
Apresentação
A oferta da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) tem como objetivo a aprendizagem do Português por alunos com outra língua materna (Artigo 10.º e no Artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho). No entanto, o ensino-aprendizagem de PLNM constitui uma área didática que não é contemplada com o mesmo número e diversidade de ações de formação, materiais e recursos se comparada com a área de Português Língua Materna. Atualmente, a escola portuguesa é chamada à responsabilidade de incluir cada vez mais cidadãos migrantes, os quais necessitam de práticas pedagógicas específicas e adaptadas às suas necessidades e ao seu perfil de aprendizagens, para que o sucesso escolar se verifique.
Destinatários
Professores do Grupo 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300.
Objetivos
- Desenvolver uma visão sustentada dos diversificados perfis sociolinguísticos, psicolinguísticos e linguísticos dos aprendentes do Português como Língua Não Materna (PLNM); - Compreender os processos de aquisição e aprendizagem de línguas não materna; - Rever os princípios fundamentais de ensino de língua não materna; - Identificar os perfis terminais de nível de proficiência linguística; - Conhecer métodos, abordagens e estratégias de ensino de línguas não maternas; - Conhecer modelos de desenvolvimento/ elaboração de materiais didáticos; - Produzir materiais didáticos cientificamente fundamentados para o ensino de PLNM; - Debater e trocar experiências didáticas, com base nos materiais desenvolvidos nas sessões síncronas e em trabalho autónomo; - Fomentar a partilha de boas práticas de ensino, na área do ensino do PLNM.
Conteúdos
I Clarificação de conceitos-chave relativos ao PLNM II Métodos e abordagens de ensino de PLNM III O ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: estratégias e tarefas IV Desenvolvimento de materiais didáticos para o PLNM no 1º CEB V- Avaliação
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
Albino, S. (2021). O Português Língua Não Materna no Currículo Nacional: Trajetória de uma Política Educativa. Indagatio Didactica, 13(2), 77-93.Bizarro, R., Moreira, M. A. Flores, C. (org.) (2013) Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino, LIDELBernardes, C. e Miranda, F.B. (2003) Portefólio - Uma Escola de Competências, Porto, Porto EditoraDireção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Coord. Leiria, Isabel. (2008) Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) Ensino Secundário. Lisboa.Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Coord. Mateus, Maria Helena Mira, Testes de Diagnóstico de Português Língua Não Materna. Lisboa.
Formador
Sandra Filipa Bizarro Soares Rebelo da Rocha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |