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C941 - PADDE - Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola: Acompanhamento e Monitorização - Parte III turma I-23_24

Apresentação

O desenvolvimento das competências digitais das organizações educativas constitui-se, atualmente, como uma dimensão fundamental na qualidade do trabalho de ensino e de aprendizagem realizado nas Escolas e encontra enquadramento em referenciais europeus: o DigCompOrg, que configura as Organizações Educativas para o desenvolvimento das competências digitais, e o DigCompEdu, que configura as competências digitais dos docentes. Os PADDEs, ao incorporar os princípios dos Decretos-Lei 55/2018 e 54/2018, podem impulsionar uma transformação educacional no sistema português, promovendo uma pedagogia mais ativa, tecnológica e inclusiva. Neste contexto, e numa perspetiva sistémica, o propósito deste curso é apoiar as Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD) na continuidade da aplicação e reformulação de modelos de acompanhamento e de monitorização das ações definidas e a definir no PADDE, procedendo ao registo de dados com base nos indicadores e à implementação de eventuais ações corretivas tendo em vista a consecução dos objetivos traçados, designadamente a resolução da Assembleia da República n.º 135/2023, propondo a elaboração de um estudo alargado sobre as oportunidades, riscos e desafios representados pelo uso, em contexto escolar, das novas tecnologias e dispositivos, designadamente os que relevam do digital, coloca mais um desafio às EDD, sugerindo uma reflexão sobre a intervenção da escola nos comportamentos sociais dos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre processos organizativos, pedagógicos e tecnológicos que promovam a qualidade do processo educativo; - Continuar a implementação de estratégias de monitorização, avaliação e comunicação dos PADDE; - Desenvolver estratégias de diagnóstico e reflexão conducentes à reformulação do PADDE tendo em conta as novas orientações curriculares e pedagógicas; - Promover a criação de redes de comunicação entre Agrupamentos de escolas no sentido da troca de experiências e boas práticas na implementação de mecanismos de monitorização e acompanhamento das ações do PADDE. - Refletir sobre sobre as oportunidades, riscos e desafios representados pelo uso, em contexto escolar, das novas tecnologias e dispositivos, designadamente os que relevam do digital.

Conteúdos

1. Reflexão sobre os resultados atingidos no primeiro ano de implementação do PADDE relativamente aos objetivos traçados (1 hora). 2. Revisitação/Ajustamento das ações e indicadores definidos no PADDE (1 hora). 3. Reflexão e eventual redefinição dos instrumentos de recolha de dados à luz das orientações curriculares e pedagógicas. (1 hora). 4. Organização da recolha de dados e monitorização dos indicadores (2 horas). 5. Relatório de progresso do PADDE e criação de estratégias de comunicação das ações e dos resultados e o seu impacto nas aprendizagens desenvolvidas pelos alunos. (4 horas). 6. Acompanhamento dos Projeto-Piloto de Manuais Digitais e os Laboratórios de Educação Digital, refletindo sobre as suas potencialidades para uma aprendizagem centrada no aluno. (2 horas). 7. Participação em projetos em curso na ERTE: Seguranet, Academia digital para pais, E-safety label, Clubes de programação e robótica, Etwinning, Apps for Good, PPMD, LED. (2 horas). 8. Benchmarking com outros agrupamentos de escolas, partilhando boas práticas de monitorização e avaliação no contexto da autonomia e flexibilidade curricular (2 horas).

Metodologias

A presente ação é dinamizada na modalidade de b-learning, com recurso a diversas ferramentas, nomeadamente um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) e ferramentas de comunicação síncrona. As sessões a distância decorrerão em espaço virtual organizado com os conteúdos de formação disponibilizados e onde decorrem interações múltiplas (síncronas e assíncronas) entre formador-formando e formando-formando. As sessões presenciais terão lugar no agrupamento da EDD. O contexto de formação visa estimular a criação de momentos de partilha e reflexão no âmbito das práticas de monitorização e avaliação das ações do PADDE e dos seus resultados, incorporando uma reflexão sobre as metodologias centradas no aluno. A ação de formação tem como quadro geral de referência metodológico o construtivismo e a aprendizagem colaborativa, assentando em princípios como a formação participada e experiencial e a ação refletida. O curso terá 6 sessões síncronas de 02:30. Pelo menos duas destas sessões serão alargadas a vários agrupamentos onde será privilegiada a troca de experiências entre as diferentes EDD.

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://ec.europa.eu/education/sites/education/files/document-library-docs/deap-swd-sept2020_en.pdfLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdfKampylis, P., Punie, Y. & Devine, J. (2015); Promoting Effective Digital-Age Learning - A European Framework for DigitallyCompetent Educational Organisations. Disponível: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC98209/jrc98209_r_digcomporg_final.pdfResolução da Assembleia da República n.º 135/2023

Anexo(s)

Observações

Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.

Formador

Jorge Manuel Neves Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-04-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Online síncrona
2 06-05-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Online síncrona
3 20-05-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Online síncrona
4 27-05-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Online síncrona
5 25-06-2024 (Terça-feira) 14:00 - 19:00 5:00 Presencial
Início: 22-04-2024
Fim: 03-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123651/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 15 h
Local: None