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As adições: Jogos online, redes sociais turma A-23_24

Apresentação

A tecnologia sempre existiu. Desde os artefactos para fazer fogo, a roda, os barcos à vela, ou os automóveis. A tecnologia foi sempre criada com o propósito de facilitar alguma dimensão da nossa existência, ou de trazer entretenimento ou lazer. Aquela que mantemos no nosso quotidiano é aquela à qual atribuímos algum valor ou função. Para as crianças e adolescentes em 2024, a tecnologia dos smartphones e da internet é tão omnipresente que não lhes é possível imaginarem o mundo sem ela. Quanto mais cedo é o acesso a essa tecnologia, mais disseminada se torna no quotidiano e maior o risco de se tornar num comportamento aditivo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Distinguir comportamentos frequentes de adições 2. Quais os sinais que indicam adição 3. Como prevenir comportamentos aditivos com a tecnologia web

Conteúdos

1. O fenómeno dos jogos e redes sociais os riscos que trazem 2. As adições e o seu impacto no desenvolvimento dos jovens 3. Impactos na sociabilidade e aprendizagem

Formador

Ana Isabel Lage Ferreira

Início: 17-04-2024
Fim: 17-04-2024
Acreditação: ACD14-23_24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Moodle e Google Meet