Partilha e Dinâmicas de Desenvolvimento Digital na Escola turma A-25_26
Apresentação
O desenvolvimento de competências digitais nos docentes e alunos, alinhado com os referenciais DigCompOrg e DigCompEdu, permanece um pilar da qualidade educativa. Os Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDEs) continuam a ser ferramentas fundamentais para estruturar esta inovação pedagógica. Numa fase em que a monitorização externa é substituída por uma maior autonomia das escolas, torna-se essencial apoiar as Equipas de Desenvolvimento Digital (EDDs) na manutenção de planos vivos e exequíveis. Esta ação foca-se na criação de redes de partilha e na monitorização interna, garantindo que, independentemente da formalidade, as escolas mantêm um ambiente de aprendizagem digital produtivo, seguro e colaborativo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Apoiar as EDDs na redefinição e execução de PADDEs exequíveis, assegurando a sua sustentabilidade interna. Criar redes de comunicação entre AE/ENA para a partilha de experiências e mecanismos de monitorização. Promover a reflexão sobre o uso ético e pedagógico das tecnologias e a sua integração em metodologias ativas.
Conteúdos
Monitorização e Sustentabilidade do PADDE: Definição de objetivos SMART, recolha de dados e indicadores de progresso em contexto de autonomia escolar. Integração Curricular e Metodologias: Exploração de ferramentas digitais para potenciar a criatividade, colaboração e aprendizagem significativa. Ética e Segurança Digital: Reflexão sobre desafios, oportunidades e uso crítico da tecnologia no ensino. Redes de Partilha e Boas Práticas: Criação de espaços de colaboração inter-escolas e divulgação de projetos de referência.
Formador
Pedro João Ramos Amorim Sá
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |