C1164. Portas que se abrem: Desafios e Oportunidades da Biblioteca Escolar com IA turma A-25_26
Apresentação
A consolidação de práticas pedagógicas inovadoras, centradas no aluno e na promoção de competências do século XXI, exige hoje a valorização de recursos educativos transversais, como a Biblioteca Escolar (BE). Esta ação responde ao desafio de integrar criticamente a Inteligência Artificial (IA) nesse espaço, promovendo aprendizagens mais significativas e articuladas. Tendo como base o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e o quadro legal definido pelo Decreto-Lei n.º 55/2018, pretende-se fomentar práticas interdisciplinares sustentadas em múltiplas literacias digital, informacional, leitora e mediática que potenciem a autonomia, a cidadania e o pensamento crítico dos alunos. A proposta está alinhada com o plano de atividades da entidade proponente, contribuindo para a valorização do papel da BE no ecossistema educativo, reforçando o seu potencial como mediadora de saberes, inovação pedagógica e construção de uma cidadania digital consciente. Ao conjugar educação, tecnologia e humanismo, a ação responde aos imperativos atuais de transformação pedagógica e digital nas escolas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
- Valorizar a Biblioteca Escolar como espaço de mediação das aprendizagens, promotora de literacias múltiplas e inovação pedagógica. - Compreender os desafios e oportunidades do uso da IA na educação, integrando-a de forma crítica, ética e pedagógica. - Explorar o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar em articulação com ferramentas digitais e sistemas inteligentes. - Desenvolver práticas pedagógicas interdisciplinares, centradas no aluno, com recurso a metodologias ativas e tecnologias emergentes. - Fomentar o trabalho colaborativo entre docentes, professores bibliotecários e alunos. - Promover uma cidadania digital crítica e responsável, refletindo sobre os impactos éticos da IA na construção do conhecimento.
Conteúdos
1. Enquadramento Legal e Curricular (3 horas) Princípios do Decreto-Lei n.º 55/2018: inclusão, flexibilidade e sucesso. O Perfil dos Alunos e as competências do século XXI. O referencial Aprender com a Biblioteca Escolar: estrutura e potencial pedagógico. 2. Biblioteca Escolar e Literacias Múltiplas (4 horas) Papel da BE no desenvolvimento das literacias digital, informacional, leitora e mediática. Recursos físicos e digitais: organização, acessibilidade e aplicação educativa. Colaboração entre professores e professores bibliotecários. 3. Introdução à Inteligência Artificial na Educação (4 horas) Fundamentos da IA e sua aplicação pedagógica. IA como ferramenta de apoio à personalização da aprendizagem e mediação da informação. Exemplos de uso de IA em contexto educativo. 4. Integração da IA no Referencial da BE (4 horas) Articulação entre IA e atividades da BE. Ferramentas digitais e sistemas inteligentes como promotores do pensamento crítico. Planeamento e desenvolvimento de projetos educativos com IA. 5. Ética, Cidadania e Reflexão Crítica (4 horas) Desafios éticos da IA na educação: transparência, privacidade e responsabilidade. Cidadania digital crítica e formação de alunos conscientes. Impactos da IA na autonomia e na construção do conhecimento. 6. Práticas Pedagógicas Inovadoras e Colaborativas (6 horas) Metodologias ativas e interdisciplinares com apoio da BE e da IA. Projetos colaborativos entre docentes e alunos. Avaliação de práticas pedagógicas integradas com recursos digitais e de IA.
Metodologias
*Combinação de exposição teórica, debate, dinâmicas de grupo e trabalho colaborativo; *Utilização de plataformas digitais ( Meet, Moodle e Plataforma de Gestão da Formação) para as sessões síncronas. * Reflexão crítica individual e coletiva sobes os temas abordados. * Incentivo ao desenvolvimento de projetos reais, aplicáveis na escola e no contexto profissional dos formandos. Na última sessão haverá uma reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos. Reflexão, análise e discussão com recurso a diferentes fontes, alternando-se entre trabalho em pequeno e grande grupo Elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade) a integrar em contexto real.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). (2021). Guia orientador. Aprender com a biblioteca escolar: Programa para o desenvolvimento de literacias. Lisboa: Ministério da Educação. Disponível em: https://rbe.mec.pt/np4/2716.htmlRede de Bibliotecas Escolares (RBE). (2020). Aprender com a biblioteca escolar: Atividades e recursos. Lisboa: Ministério da Educação. Disponível em: https://rbe.mec.pt/np4/AprendercBE.htmlCosta, M. (2021). Aprender com a biblioteca escolar: O professor bibliotecário e a formação colaborativa (Dissertação de Mestrado). Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/11452Conde, E., Mendinhos, I., & Correia, P. (2017). Aprender com a biblioteca escolar: Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário (2.ª ed.). Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares. Disponível em: https://www.publico.pt/publico-na-escola/artigo/aprender-biblioteca-escolar-1892476
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.
Formador
Maria Elvira do Couto Rodrigues
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 10-01-2026 (Sábado) | 08:30 - 13:00 | 4:30 | Online síncrona |
| 2 | 17-01-2026 (Sábado) | 08:30 - 13:00 | 4:30 | Online síncrona |
| 3 | 24-01-2026 (Sábado) | 08:30 - 13:00 | 4:30 | Online síncrona |
| 4 | 31-01-2026 (Sábado) | 08:30 - 13:00 | 4:30 | Online síncrona |
| 5 | 07-02-2026 (Sábado) | 08:30 - 12:30 | 4:00 | Online síncrona |
| 6 | 21-02-2026 (Sábado) | 08:30 - 11:30 | 3:00 | Online síncrona |