
Sononautas turma A-25_26
Apresentação
“Sononautas” é um dispositivo artístico e pedagógico que se apresenta em formato instalação/oficina e que convoca crianças e adultos a explorarem criativamente dispositivos de escuta, novos instrumentos musicais, objetos sonoros e dispositivos eletrónicos diversos. Partindo de jogos, partituras gráficas e múltiplas pistas que inspiram a curiosidade e a imaginação, os participantes são convidados para um universo em que se assumem como exploradores de diferentes mundos sonoros, onde se misturam a aventura e a criação sonora e musical e se estimula o desenvolvimento de competências estéticas, expressivas e de colaboração. Esta perspetiva insere-se numa linha pedagógico-artística que tem defendido o som enquanto eixo estruturante do fazer musical e que abre, a partir daqui, novas possibilidades de aprendizagem focadas na escuta, na consciência do meio acústico, e na capacidade de relação e intervenção sobre este de uma forma criativa e crítica. Ao mesmo tempo, ao propor o som como matéria base para a criação musical, abre-se a todo o espetro sonoro que nos rodeia, questionando as fronteiras daquilo que muitas vezes é considerado como “musicalmente válido”, trazendo ferramentas e estratégias que visam enriquecer as práticas pedagógicas para a Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico, e abrindo portas para currículos mais inclusivos, participativos e plurais. Nesta formação, os/as formandos/as serão convidados/as a vivenciar práticas de escuta, exploração e experimentação sonora, improvisação e composição musical colaborativa, refletindo sobre modos de integrar estas experiências nos seus contextos educativos, concebendo atividades que valorizem a pluralidade de percursos, a imaginação e a participação crítica das crianças.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
1. Vivenciar práticas de escuta ativa e expandida, explorando o som como meio de relação com o mundo e com os outros, de forma crítica e criativa. 2. Integrar dimensões da paisagem sonora e da ecologia acústica em atividades educativas com crianças. 3. Conhecer e explorar estratégias e ferramentas pedagógicas baseadas na experimentação sonora, e numa abordagem criativa ao som e à música. 4. Promover a criação colaborativa em torno do som, desenvolvendo competências de trabalho em grupo e valorizando a diversidade de contributos. 5. Repensar o papel e o lugar da tecnologia na promoção de aprendizagens musicais, numa perspetiva que integre elementos acústicos, eletrónicos e digitais. 6. Refletir criticamente sobre o papel do som e da escuta na educação artística e no desenvolvimento dos currículos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico
Conteúdos
1. Som, escuta e paisagem sonora. O som como fenómeno relacional, expressivo e estético. Práticas de escuta ativa e expandida. 2. Paisagem Sonora e Ecologia Acústica. Escuta e relação crítica com o ambiente sonoro. Gravações de Campo: recolha, registo e criação a partir da paisagem sonora. Relação entre som, lugar e comunidade. 3. Novos instrumentos musicais e Microscopia Sonora. Exploração de objetos sonoros e instrumentos musicais não convencionais. Introdução a dispositivos de captação sonora. Ampliação e transformação do som. 4. Criação sonora e musical colaborativa. Improvisação e composição musical colaborativa. Processos criativos abertos a partir de jogos, partituras gráficas, imagens e ideias. 5.Desenvolvimento curricular e interdisciplinaridade. A Educação Artística e Musical na Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico: Estratégias e Recursos Pedagógicos. Inclusão e pluralidade: adaptação de materiais e estratégias para a participação de todas as crianças. O som como ponto de encontro entre diversas áreas do saber no desenvolvimento de Unidades Didáticas e Projetos.
Formador
Ana Luísa Setas Veloso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-11-2025 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |