
Contratação Pública turma A-25_26
Apresentação
Analisar a reforma legislativa ao Decreto-Lei nº 18/2008, de 29 de janeiro, explorando as principais alterações empreendidas em matéria de contratação pública, com especial enfoque nas funções, competências e papel a desempenhar por membros da Direção, docentes, coordenadores e assistentes técnicos intervenientes no processo.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
- Reconhecer a terminologia e compreender os conceitos base e estrutura sistemática do Código dos Contratos Públicos. - Analisar a tipologia de procedimentos na contratação e dos critérios de escolha dos procedimentos. - Realçar a importância do Ajuste Direto no âmbito da contratação a promover pelas Escolas. - Identificar e clarificar o procedimento elaborando as peças necessárias. - Identificar e clarificar os limites e impedimentos no Ajuste Direto. - Conhecer os dispositivos legais referentes à utilização de Plataformas Eletrónicas, com especial enfoque no utilizador Escola.
Conteúdos
1. A revisão do Código dos Contratos Públicos. (3 horas) 2. A Preparação do procedimento de contratação. (3 horas) 3. A fase de apresentação de propostas. (3 horas) 4. A fase de adjudicação. (3 horas)5. Acordos Quadro. (3 horas)
Avaliação
Participação (%) : 20 Assiduidade (%) : 10 Teste escrito / Trabalhos (%) : 70
Anexo(s)
Formador
Ana Filipa Marques Pintalhão
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:45 | 3:45 | Presencial |
2 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:45 | 3:45 | Presencial |
3 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:45 | 3:45 | Presencial |
4 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:45 | 3:45 | Presencial |