
Drive como ferramenta pedagógica turma A-25_26
Apresentação
No AEP, a existência do dossier digital do diretor de turma tornou-se essencial para uma gestão mais eficaz, colaborativa e transparente. Como os DT enfrentam diariamente desafios relacionados com a organização de informação, comunicação eficiente, partilha de documentos e acompanhamento pedagógico dos seus alunos. torna-se prioritário dotar os Diretores de Turma das competências digitais necessárias para tirar o máximo partido destas ferramentas, promovendo uma gestão mais autónoma, eficaz e coerente com as exigências do trabalho educativo atual.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Criar uma conta Google • Fazer o upload de arquivos pelo navegador e pelo computador • Converter arquivos para o formato Google Docs • Conhecer os aplicativos Documentos Google, Planilhas Google, Apresentações Google, Desenhos Google e Formulários Google • Compartilhar arquivos e pastas • Trabalhar de forma colaborativa com outros utilizadores • Trabalhar com revisões e sugestões
Conteúdos
Google Drive
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.
Formador
Susana Patrícia de Sousa Arouca
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-10-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |