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Propostas metodológicas para o ensino inclusivo na EF - os jogos de invasão turma A-25_26

Apresentação

A presente ação de formação responde ao desafio lançado pelo Decreto-Lei n.º 54/2018, que consagra a escola inclusiva como um desígnio nacional, convocando todos os docentes a transformarem as suas práticas para garantir o acesso ao currículo e o sucesso educativo de cada aluno. Na Educação Física, este imperativo traduz-se na necessidade de superar modelos de ensino que, por vezes, se centram na performance e na seleção, para adotar abordagens que valorizem a diversidade e promovam a participação plena de todos. Esta formação visa, assim, capacitar os professores de Educação Física com o enquadramento conceptual e as ferramentas práticas para identificarem e removerem as barreiras à aprendizagem nas suas aulas, convertendo os princípios da equidade, personalização e flexibilidade em estratégias pedagógicas concretas e eficazes no ensino dos jogos de invasão.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Propor estratégias de diferenciação pedagógica para planificar e adaptar atividades no âmbito dos jogos de invasão, de forma a promover a participação e o sucesso de todos os alunos.

Conteúdos

Metodologias de ensino inclusivas e abordagem dos jogos de invasão.

Observações

Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.

O número de vagas está limitado a 30 formandos. Critérios: 1) pertencer as escolas de Matosinhos; 2) ordem de inscrição.

Formador

Maria Luisa Estriga

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-10-2025 (Quarta-feira) 10:00 - 13:30 3:30 Presencial
2 15-10-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 15-10-2025
Fim: 15-10-2025
Acreditação: ACD13-25_26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Abel Salazar