Organização e Gestão de Bibliotecas Escolares - Módulo 3 – Gestão e tratamento de documentação/Informação turma B-25_26
Apresentação
A afirmação das novas tecnologias da informação e comunicação introduziu um novo paradigma educativo na escola atual. A biblioteca escolar adquiriu um novo estatuto no âmbito do apoio ao currículo, instituindo-se como centro de aprendizagem e capacitação nos domínios das literacias da leitura, da informação e dos media.Neste contexto configura-se de grande interesse a proposta desta ação de formação, como contributo para a atualização dos percursos profissionais dos Assistentes Operacionais, parceiros fundamentais no apoio ao bom funcionamento da Biblioteca. A presente ação de formação, dirigida a Assistentes Operacionais, resulta da necessidade de formar técnicos com conhecimentos e competências na área das Bibliotecas Escolares, que respondam às necessidades e exigências do novo paradigma educativo. Estes profissionais integram as equipas das Bibliotecas Escolares e desempenham um papel fundamental na organização e funcionamento destes centros de aprendizagem, funcionando como verdadeiros mediadores do acesso à informação. A aquisição de competências nos domínios da gestão dos serviços e dos recursos, bem como na promoção da leitura e das literacias da informação e dos media, constituem pilares fundamentais de competência profissional, que esta formação pretende assegurar a estes agentes educativos.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Capacitar os assistentes operacionais em TIC, designadamente na utilização da plataforma Moodle, programas de edição de texto, imagem e vídeo, trabalho com folhas de cálculo e domínio aplicações utilizadas nas Bibliotecas Escolares (BE) para curadoria de conteúdos e difusão da infirmação.Refletir sobre a Sociedade da Informação e a importância das redes.Compreender a biblioteca como elemento funcional de desenvolvimento pedagógico incorporado nas estruturas da escola, na RBE e na Sociedade da Informação e do Conhecimento.Identificar o papel, missão, função e objetivos das BE no contexto educativo formal e não formal.Dominar procedimentos de organização e gestão documental no âmbito da BE.Reconhecer a importância dos serviços da BE no apoio ao currículo e capacitação dos alunos nas diferentes literacias, nomeadamente da leitura, da informação e dos media.Conhecer normas e procedimentos de atendimento ao público favoráveis ao correto desempenhos das suas funções ao serviço das BE.
Conteúdos
- Conceito de gestão da coleção e dos procedimentos a ela associados: avaliação da coleção, gestão de aquisições e doações, desbaste e crescimento da coleção - Tratamento documental: circuito do documento, catalogação, classificação, indexação, cotação, registo e etiquetagem - Programas de gestão documental (Prisma, Biblio.NET…): exercícios práticos e criação e edição de registos - Arrumação da coleção e normas de acesso quer físico quer digital - Utilização de catálogo: pesquisa simples e booleana. - Acesso e difusão da informação: princípios, procedimentos e boas práticas
Avaliação
Participação (%) : 40 Teste escrito / Trabalhos (%) : 60
Anexo(s)
Formador
Franklim Alberto Silva
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 08-09-2025 (Segunda-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 08-09-2025 (Segunda-feira) | 13:30 - 16:30 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 09-09-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 09-09-2025 (Terça-feira) | 13:30 - 16:30 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 10-09-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 6 | 08-10-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 7 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 8 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |