
Construir Lideranças em contexto escolar: Direção de Turma, Coordenação de Departamento e de Equipas Educativas turma A-25_26
Apresentação
O curso surge com o objetivo principal de proporcionar aos profissionais de ensino a possibilidade de desenvolver e/ou consolidar competências (saber-saber, saber-ser e saber-fazer) ao nível do processo de coaching na liderança intermédia das organizações escolares, facilitando novos processos de organização escolar, centrados nos alunos e no sucesso de todos. Na organização escolar, elegem-se os Diretores de Turma, os Coordenadores de Equipas de Educativas e os Coordenadores de Departamentos/Grupos disciplinares como atores e autores privilegiados da ação educativa das escolas, sendo fundamental o desenvolvimento profissional neste domínio.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Desenvolver nos docentes competências de liderança e de comunicação na interacção com os elementos das equipas que orientam e coordenam, com os alunos e com a comunidade educativa, facilitando os processos de mudança e o desenvolvimento das práticas colaborativas, de forma a potenciar a imagem profissional perante a comunidade educativa; Desenvolver aos profissionais de ensino a motivação e possibilitar o contacto com ferramentas/dispositivos que os capacitem para a confiança para a ação de liderar pedagogicamente as equipas; Tornar os profissionais de ensino mais conscientes dos paradigmas atuais de ensino e comunicação, proporcionando o reenquadramento das suas dificuldades e potenciando novas atitudes e comportamentos, mais ajustados às necessidades da relação educativa.
Conteúdos
1.O contexto actual do ensino e da liderança em contexto escolar 1.1.Coaching para docentes e profissionais de ensino 1.2. Coaching e liderança para docentes; 1.3. Casos práticos de liderança em contexto escolar (Direção de Tuma e Coordenação de Departamento e Estabelecimento) 2.Aplicação de um modelo de coaching e liderança 2.1.identificar e analisar as necessidades e avaliar as competências 2.2. Auto-avaliação e auto-diagnóstico 2.3.Diagnóstico dos estilos de comunicação e liderança 2.4. Trabalhar com sistemas escola-sala de aula e suas linhas de força e interacção disciplina/controlo 2.5. Estratégias de Motivação 2.6. Práticas colaborativas 3. Gestão da Inteligência Emocional 3.1. Especialização cerebral na gestão da inteligência emocional; 3.2. Estratégias de Gestão do stress 3.3. Técnicas de visualização e autocontrolo na relação com alunos 3.4. Aplicação das neurociências à educação 3.5. Estratégias de Gestão do stress 3.6. Técnicas de visualização e autocontrolo na relação com alunos 4.Lideranças partilhadas 4.1. A liderança situacional em contexto escolar 4.2. Análise SWOT de competências de um líder em contexto escolar 4.3. Competências de liderança 4.4. Modelagem e estratégias de liderança de sucesso 4.5. Motivar para o sucesso das equipas em contexto educativo 4.6. Potenciar o desempenho individual e da equipa 5.Avaliação- projeto aplicado aos alunos - Estratégias para melhoria da relação com os alunos; - Apresentação final dos trabalhos realizados.
Avaliação
A avaliação dos formandos tem em consideração os parâmetros: participação (com ponderação de 50%) - tendo por referência o modo de participação e empenho individual; trabalho final (com ponderação de 50%) - tendo por base a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. A classificação individual é expressa numa escala de classificação de 1 a 10, que é expressa também numa menção qualitativa.
Bibliografia
Leithwood, K. (1994). Leadership for School Restructuring. Educational Administration Quarterly, 30(4), 498-518.: http://dx.doi.org/10.1177/0013161x94030004006Leithwood, K., Steinbach, R., & Jantzi, D. (2003). School Leadership and Teachers' Motivation to Implement Accountability Policies. Educational Administration Quarterly, 38(1), 94-94. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/0013161x02038001005Lieberman, A. & Miller, L. (2004). Teacher leadership. São Francisco, CA: Jossey-Bass.Neves, L., & Coimbra (2017). A liderança dos diretores no contexto educativo português: A ética e a moral, quais as competências e tendências?. Psychologica, Vol.60 Nº.2,. Vol.60 Nº.2, pág. 117-140 DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8606_60_2_7.Neves, L., & Coimbra (2017) Relação da liderança dos diretores com o comprometimento e a motivação dos professores no contexto educativo português. Revista E-PSI- Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 7(1),1-24.
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.
Formador
Maria de Lurdes Gomes Neves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-09-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 26-09-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 03-10-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 10-10-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 17-10-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 31-10-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 07-11-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |