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PND099 Crianças com necessidades específicas turma C-24_25

Apresentação

Com objetivo de promover uma escola inclusiva, em que todos possam ter os mesmos direitos, impõe-se o diagnóstico de situações que exigem a integração de todas as crianças nas atividades promovidas pela escola. A intervenção com crianças com necessidades específicas é uma realidade que merece prioridade junto de toda a comunidade educativa. Os assistentes educativos (operacionais e técnicos) devem estar sensibilizados e preparados, no seu dia a dia, para reconhecer e atuar eficazmente perante as inúmeras situações de "exclusão" involuntária ou provocada a alunos com necessidades específicas potenciando, assim, também eles, uma escola mais inclusiva.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

- Distinguir os conceitos de educação inclusiva e de necessidades educativas específicas.- Reconhecer os princípios e valores da Educação inclusiva- Conhecer os fatores que determinam as necessidades educativas específicas- Reconhecer a interação entre fatores intrínsecos e fatores ambientais nas Necessidades educativas específicas- Reconhecer a interação que deve existir entre a família e a equipa educativa.

Conteúdos

1- Educação inclusiva e de necessidades educativas específicas.2- Princípios e valores da Educação inclusiva3- Princípios e valores da educação inclusiva4- Fatores intrínsecos e fatores ambientais nas Necessidades Educativas Específicas5- interação entre a família e a equipa educativa.

Anexo(s)

Formador

Maria de Lurdes Gomes Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-07-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 28-07-2025 (Segunda-feira) 13:00 - 17:00 4:00 Presencial
Início: 28-07-2025
Fim: 28-07-2025
Acreditação: DGAE/1472/2025
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária da Senhora da Hora