
PND099 Crianças com necessidades específicas turma B-24_25
Apresentação
Com objetivo de promover uma escola inclusiva, em que todos possam ter os mesmos direitos, impõe-se o diagnóstico de situações que exigem a integração de todas as crianças nas atividades promovidas pela escola. A intervenção com crianças com necessidades específicas é uma realidade que merece prioridade junto de toda a comunidade educativa. Os assistentes educativos (operacionais e técnicos) devem estar sensibilizados e preparados, no seu dia a dia, para reconhecer e atuar eficazmente perante as inúmeras situações de "exclusão" involuntária ou provocada a alunos com necessidades específicas potenciando, assim, também eles, uma escola mais inclusiva.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
- Distinguir os conceitos de educação inclusiva e de necessidades educativas específicas.- Reconhecer os princípios e valores da Educação inclusiva- Conhecer os fatores que determinam as necessidades educativas específicas- Reconhecer a interação entre fatores intrínsecos e fatores ambientais nas Necessidades educativas específicas- Reconhecer a interação que deve existir entre a família e a equipa educativa.
Conteúdos
1- Educação inclusiva e de necessidades educativas específicas.2- Princípios e valores da Educação inclusiva3- Princípios e valores da educação inclusiva4- Fatores intrínsecos e fatores ambientais nas Necessidades Educativas Específicas5- interação entre a família e a equipa educativa.
Anexo(s)
Formador
Maria de Lurdes Gomes Neves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-07-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 24-07-2025 (Quinta-feira) | 13:30 - 16:30 | 3:00 | Presencial |