
Perturbação do Espetro do Autismo: Caraterização e Estratégias de Intervenção em sala de aula turma A-24_25
Apresentação
A ação de formação de Curta Duração foi planeada no âmbito do diagnóstico de necessidades de formação realizado pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) no sentido de melhorar as estratégias e práticas pedagógicas a implementar com alunos com Perturbação do Espetro do Autismo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Fornecer conhecimentos fundamentais sobre a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e suas características. - Capacitar profissionais para identificar sinais precoces de PEA e compreender o impacto no desenvolvimento global. - Apresentar estratégias de intervenção psicológica e terapêutica para promover o bem-estar e a comunicação de alunos com PEA.
Conteúdos
Psicologia (3 horas) - Compreender o autismo: Definir o conceito de PEA, abordando critérios diagnósticos e diferentes perfis dentro do espetro. - Neurodesenvolvimento: Explicar as bases neurológicas e comportamentais associadas ao autismo. - Sinais precoces e diagnóstico: Identificar sinais de alerta na infância - Desafios emocionais e sociais: Explorar dificuldades de regulação emocional, interação social e padrões de comportamento repetitivos. - Intervenções psicológicas: Apresentar abordagens de intervenção emocional e comportamental. Trabalho multidisciplinar: Destacar a importância da colaboração entre terapeutas, psicólogos, educadores e famílias. Terapia da Fala (3 horas) - Comunicação no autismo: Caracterizar os diferentes perfis comunicativos de pessoas com PEA (verbais e não verbais). - Atrasos e dificuldades na linguagem: Identificar desafios na linguagem expressiva, recetiva e pragmática. - Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação (SAAC): Introduzir métodos como PECS, comunicação gestual e dispositivos eletrónicos. - Estratégias de intervenção: Ensinar técnicas para estimular a comunicação e adaptar a linguagem às necessidades individuais.
Anexo(s)
Observações
ACD reconhecida e certificada no Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica em 21/05/2025.
Formador
Ana Isabel Camacho Manta
Patrícia Tavares de Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |