
C1111 Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino da Educação Física - Ensino Básico turma A-24_25
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científicas e didáticas dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina Educação Física, em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.
Objetivos
Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; Operacionalizar e estruturar as AE em Educação Física ao longo do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), promovendo a recuperação de aprendizagens entre ciclos; Usar múltiplas formas de avaliação formativa e de feedback em Educação Física, de acordo com as necessidades e perfil de cada aluno; Desenvolver uma avaliação para a aprendizagem em Educação Física, diversificando métodos e instrumentos, numa lógica de compromisso e autorregulação.
Conteúdos
Módulo(M) 1 Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 h) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. M2 - Jogos e Jogos Desportivos Coletivos (JDC) (5 h=2 h online+3 h presencias) Análise, organização e planeamento curricular dos Jogos de Invasão; Operacionalizar os objetivos relativos às AE do Ensino Básico; Situações de aprendizagem para os diferentes conteúdos de Jogos, Andebol, Basquetebol e Futebol; Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens no âmbito dos Jogos e dos JDC abordados. M3 - Jogos, JDC e Outras (5 h=2 h online+3 h presencias) Análise, organização e planeamento curricular dos Jogos com rede; Operacionalizar os objetivos relativos às AE do Ensino Básico; Situações de aprendizagem para os diferentes conteúdos de Jogos, Voleibol e Desportos de Raquetas; Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens no âmbito dos Jogos, Voleibol, Desportos de Raquetas. M4 - Atletismo (5 h= 2 h online+3 h presencias) Análise, organização e planeamento curricular no âmbito das diferentes formas de deslocamento (Atletismo); Operacionalizar os objetivos relativos às AE do Ensino Básico; Situações de aprendizagem para os diferentes conteúdos do Atletismo; Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens desta matéria. M5 - Patinagem e Outras (5 h=2 h online+3 h presencias) Análise, organização e planeamento curricular no âmbito das diferentes formas de deslocamento (Patinagem e Percursos na natureza); Operacionalizar os objetivos relativos às AE do Ensino Básico; Situações de aprendizagem para os diferentes conteúdos da Patinagem e dos Percursos da natureza (Orientação); Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens no âmbito destas matérias. M6 - Atividades Rítmicas Expressivas (5 h=2 h online+3 h presencias) Interpretar e desenvolver formas de expressão de acordo com os motivos das composições musicais Dança, Danças Tradicionais e Sociais; Operacionalizar os objetivos relativos às AE do Ensino Básico; Situações de aprendizagem para as diferentes Danças; Análise e reflexão sobre as técnicas e os instrumentos utilizados nos processos de apuramento das aprendizagens destas matérias. Módulo Final (2,5 h) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.
Bibliografia
Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série n.º 129. https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGECURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfAprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0Portal da Educação Física. Disponível em http://www.portaldaeducacaofisica.dge.mec.pt
Formador
José Manuel Esteves Pinto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 16-06-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 30-06-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |