
PND120 Introdução ao Inglês - Capacitação para funcionários das escolas - Nível A2 turma A-24_25
Apresentação
Este curso de Inglês nível A2 tem como objetivo desenvolver a competência comunicativa dos formandos, permitindo-lhes participar em conversas simples e compreender expressões de uso diário. O curso é voltado para situações práticas do dia-a-dia, como dar direções, falar sobre si e os outros, descrever rotinas e fazer compras, entre outros. Nível A2 (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - QECR).
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
- Aprender a apresentar-se, cumprimentar e despedir-se de forma adequada. - Descrever pessoas próximas (família e amigos) usando vocabulário básico. - Falar sobre as rotinas diárias e descrever atividades comuns. - Descrever locais (casa, cidade) e dar direções. - Desenvolver habilidades para interagir em situações de compra e pedir informações. - Falar sobre atividades de lazer e passatempos.
Conteúdos
1. Apresentações e Cumprimentos - Verbos "to be" e "to have" (ser/estar e ter)- Pronomes pessoais e possessivos- Estruturas de frases afirmativas, negativas e interrogativas simples- Diálogo prático: apresentar-se e perguntar nome, nacionalidade, idade- Exercício: Role-play de apresentação entre colegas. 2. Falar Sobre a Família e Amigos- Vocabulário: membros da família, adjetivos para descrever pessoas (alturas, cores de cabelo, personalidades)- Verbos no presente simples- Posse: "have got" vs "has got"- Exercício: Descrever verbalmente um membro da família ou amigo. 3. Rotinas Diárias e Hábitos- Vocabulário: atividades do quotidiano (ex.: levantar-se, trabalhar, cozinhar, praticar desporto)- Presente simples para ações habituais- Advérbios de frequência (always, usually, sometimes, never)- Exercício: Criar uma tabela de rotinas diárias e descrever oralmente um dia típico. 4. Descrever Lugares e Dar Direções- Vocabulário: lugares da cidade, mobília da casa- Preposições de lugar (in, on, under, next to)- Frases de orientação (turn left, go straight, on the corner)- Exercício: Criar um mapa simples e praticar dar direções em pares. 5. Fazer Compras e Pedir Informações- Vocabulário: roupas, alimentos, números e preços- Frases úteis para fazer compras (How much is it? I would like to buy…)- Pedir e dar informações em lojas, restaurantes ou cafés- Exercício: Role-play de compras num supermercado ou loja de roupa.6. Tempo Livre e Passatempos- Vocabulário: hobbies (reading, sports, watching movies, cooking)- Conjunções básicas (and, but, because) para unir ideias- Exercício: Falar sobre os passatempos preferidos, utilizando o vocabulário estudado.
Bibliografia
Bailey, K. M. (2005). Practical English language teaching: Speaking. McGraw-Hill ESL/ELT.Celce-Murcia, M., Brinton, D. M., & Snow, M. A. (2014). Teaching English as a second orforeign language (4ª ed.). National Geographic Learning/Cengage Learning. Davies, P., & Pearse, E. (2000). Success in English teaching. Oxford University Press. Richards, J. C. (2008). Teaching listening and speaking: From theory to practice. CambridgeUniversity Press.
Formador
Filomena Morais
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-04-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 29-04-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 09-05-2025 (Sexta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 20-05-2025 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 23-05-2025 (Sexta-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |