
PND114 Competências Digitais Básicas Facilitadoras do Desempenho Profissional turma A-24_25
Apresentação
Este Curso enquadra-se no Plano de Ação para a Transição Digital, determinado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 30, de 21 de Abril de 2020, Pilar I. Capacitação e inclusão digital das Pessoas, Subpilar I. Educação Digital, Medida 1: Programa de Digitalização para as Escolas. A formação do pessoal não docente destinada a alargar e consolidar as suas competências digitais é também uma vertente importante da implementação dos processos de digitalização das nossas Escolas. Por outro lado, corresponde a uma necessidade de formação sistematicamente apontada como prioritária nas auscultações feitas a este grupo profissional. Com este Curso pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento profissional dos não docentes, melhorando a sua integração no ambiente crescentemente digital da Escola, agilizando a comunicação e a colaboração entre todos e, pela via do recurso ao digital, tornando o seu desempenho mais eficiente e eficaz. O pessoal não docente tem demonstrado grande interesse em relação à problemática do uso da tecnologia, no sentido de colmatar os desafios que o mundo digital implica e de usar as suas potencialidades para melhorar o seu nível de desempenho e de participação, quer no aspeto pessoal, quer social e profissional. No contexto que se vive atualmente, de implementação do Plano de Ação para a Transição Digital, considerou-se fundamental contribuir para a capacitação do pessoal não docente nesta área do digital, facilitador de maior conhecimento e de inclusão e promotor de desenvolvimento pessoal e profissional.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Melhorar a literacia digital do pessoal não docente- Desenvolver competências e aptidões digitais básicas ao nível da comunicação, da interação e da colaboração- Explorar ferramentas digitais facilitadoras do desempenho profissional dos participantes - Reconhecer as vantagens das tecnologias de informação e comunicação
Conteúdos
Apresentação e justificação dos conteúdos/competências da formação (1h)Reconhecer as vantagens das TIC(tecnologias de informação e comunicação) (1h)Produtividade, trabalho eficiente, gestão de tempo (1h)Segurança na Internet: prevenção, ameaças e cibercrime (1h)Saber gerir/manipular contas online (email, calendário, contactos…)(3h)Manipular ferramentas digitais – microsoft office, serviços na cloud (5h)Usar vários canais de comunicação e dominar a etiqueta digital (2h)Avaliação (1h)
Bibliografia
Comissão Europeia – Educação e Formação – Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) –Reconfigurar aEducação e a Formação para a era digital – disponível em: https://ec.europa.eu/education/education-in-theeu/digital education-action-plan_pt Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos (2017) – disponível em:https://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Recursos/Estudos/digcomp2.1_0.pdf Gonçalves, Ana. (2012). O papeldas Tic na escola, na aprendizagem e na educação. Dissertação de Mestrado. ISCTE – IUL. Disponível online:https://repositorio.iscte iul.pt/handle/10071/5146 Moreira, J.A. (2012). Novos cenários e modelos de aprendizagemconstrutivistas em plataformas digitais.Universidade Aberta. Disponível online: ttps://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2890
Formador
Sílvia Maria Ferreira Cardoso Conde
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-04-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-04-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 10-04-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 10-04-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 11-04-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |