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PND091 Relação positiva com os alunos, Inclusão e Gestão de conflitos turma A-24_25

Apresentação

A reforma curricular em curso veio trazer às escolas e aos seus agentes desafios acrescidos nomeadamente nos domínios da relação com os alunos, da inclusão e do relacionamento entre todos os intervenientes no processo educativo. Importa refletir sobre esses novos desafios e sobre os novos papéis que cabem a cada um perspetivando mudanças tendo em vista a promoção do sucesso educativo.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

Relação positiva com os alunos - Construir uma relação positiva com os alunos para uma escola inclusiva. Inclusão - Conhecer o Dec-lei 54/2018, 6 julho Analisar o papel do assistente operacional na melhoria da inclusão de todas as crianças e jovens na escola. Gestão de conflitos - Distinguir situações de conflito de situações de indisciplina. Utilizar a mediação como estratégia de gestão de conflito. Utilizar estratégias de comunicação positiva e assertiva para a prevenção de situações de conflito.

Conteúdos

- Relação positiva com os alunos (5 horas) - A relação positiva com os alunos. - Comunicação e coerência para a relação pedagógica positiva. - A liderança e a autoridade com os alunos para a sua mudança positiva. - Casos práticos.Inclusão (5 horas)- Os Direitos famílias e crianças; - O assistente operacional como ator da operacionalização do Dec-lei 54/2018, 6 julho.Gestão de conflitos (5 horas) - O que é o conflito. - A mediação com estratégia de gestão de conflitos. - Estratégias de assertividade (Escuta, Mensagens Eu, Perguntas Abertas, Reconhecimento).

Bibliografia

- Cunha, M. Rego, A. Cunha, R. Cardoso, C. (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Damaia: Editora RH - Catalão, J.A: & Pequim, A. (2008). Ferramentas de Coaching. Editora Lidel - Convenção dos Direitos da Criança, ratificada por Portugal, Resolução da AR n.º20/90 de 12 de setembro. - Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ONU, Resolução AR n.º56/2009, 30 de julho e Protocolo Opcional, Resolução AR n.º57/2009, 30 de julho. - Declaração de Salamanca,UNESCO,1994; - Carita, A.; & Fernandes, G. (2002). Indisciplina na Sala de Aula. Barcarena: Editorial Presença - Fachada, M. O. (2003). Psicologia das Relações Interpessoais. Lisboa: Edições RumoGROP (2010). Actividades para o Desenvolvimento da Inteligência Emocional. Lisboa: Arte Plural

Formador

Joana Cristina da Costa Fonseca

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-07-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 14-07-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 18-07-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 18-07-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
Início: 14-07-2025
Fim: 18-07-2025
Acreditação: CCPFC/ENT-AE-1363/20
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Básica de Matosinhos

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