
PND091 Relação positiva com os alunos, Inclusão e Gestão de conflitos turma A-24_25
Apresentação
A reforma curricular em curso veio trazer às escolas e aos seus agentes desafios acrescidos nomeadamente nos domínios da relação com os alunos, da inclusão e do relacionamento entre todos os intervenientes no processo educativo. Importa refletir sobre esses novos desafios e sobre os novos papéis que cabem a cada um perspetivando mudanças tendo em vista a promoção do sucesso educativo.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Relação positiva com os alunos - Construir uma relação positiva com os alunos para uma escola inclusiva. Inclusão - Conhecer o Dec-lei 54/2018, 6 julho Analisar o papel do assistente operacional na melhoria da inclusão de todas as crianças e jovens na escola. Gestão de conflitos - Distinguir situações de conflito de situações de indisciplina. Utilizar a mediação como estratégia de gestão de conflito. Utilizar estratégias de comunicação positiva e assertiva para a prevenção de situações de conflito.
Conteúdos
- Relação positiva com os alunos (5 horas) - A relação positiva com os alunos. - Comunicação e coerência para a relação pedagógica positiva. - A liderança e a autoridade com os alunos para a sua mudança positiva. - Casos práticos.Inclusão (5 horas)- Os Direitos famílias e crianças; - O assistente operacional como ator da operacionalização do Dec-lei 54/2018, 6 julho.Gestão de conflitos (5 horas) - O que é o conflito. - A mediação com estratégia de gestão de conflitos. - Estratégias de assertividade (Escuta, Mensagens Eu, Perguntas Abertas, Reconhecimento).
Bibliografia
- Cunha, M. Rego, A. Cunha, R. Cardoso, C. (2007). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Damaia: Editora RH - Catalão, J.A: & Pequim, A. (2008). Ferramentas de Coaching. Editora Lidel - Convenção dos Direitos da Criança, ratificada por Portugal, Resolução da AR n.º20/90 de 12 de setembro. - Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ONU, Resolução AR n.º56/2009, 30 de julho e Protocolo Opcional, Resolução AR n.º57/2009, 30 de julho. - Declaração de Salamanca,UNESCO,1994; - Carita, A.; & Fernandes, G. (2002). Indisciplina na Sala de Aula. Barcarena: Editorial Presença - Fachada, M. O. (2003). Psicologia das Relações Interpessoais. Lisboa: Edições RumoGROP (2010). Actividades para o Desenvolvimento da Inteligência Emocional. Lisboa: Arte Plural
Formador
Joana Cristina da Costa Fonseca
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-07-2025 (Segunda-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 14-07-2025 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 18-07-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 18-07-2025 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |