
PND117 Comunicação não violenta, escuta ativa e gestão e mediação de conflitos no contexto educativo turma B-24_25
Apresentação
Em função do plano de atividades: No contexto educativo, convivem diversas pessoas com necessidades, interesses, capacidades e potencialidades específicas, nem sempre sendo fácil compreender e responder adequadamente às necessidades de cada um/a. Para promover um ambiente pacífico/de convivência cooperativa e ser uma referência relacional, é fundamental saber escutar ativamente as crianças e jovens e compreender as suas necessidades e sentimentos. É, igualmente, essencial saber expressar e partilhar as suas próprias necessidades e sentimentos. Todos os comportamentos baseiam-se em necessidades humanas, que todos procuramos preencher (M. Rosemberg). De facto, compreendendo as necessidades de cada um/a e desenvolvendo competências pessoais e interpessoais (PASEO), as relações são mais satisfatórias e profundas, permitindo consequentemente maior bem-estar, inclusão e sucesso. Para concretizar o nosso plano de atividade, necessitamos de apostar cada vez mais nas relações humanas e no desenvolvimento de competências pessoais. Em função dos destinatários: Para conseguirmos promover estas competências pessoais e interpessoais nas crianças e jovens, é essencial explorar e desenvolver as mesmas nos profissionais que integram o contexto educativo, nomeadamente nos docentes e não docentes, que são referências relacionais no contexto educativo. Neste Curso de formação, a/os assistentes operacionais e a/os coordenadore/as técnica/os terão oportunidade de desenvolver competências de comunicação, nomeadamente assertiva e não violenta, de escuta ativa, relacionais e de gestão e mediação de conflitos, num espaço relacional. Estas competências irão facilitar a gestão das relações no contexto educativo e promover maior reconhecimento, inclusão, bem-estar e sucesso de toda a comunidade educativo
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Reconhecer os problemas de convivência no contexto educativo; Definir o conflito; Reconhecer a importância da autorregulação emocional; Descobrir o Modelo de convivência integrada; Valorizar a convivência cooperativa para a transformação e gestão positiva dos conflitos; Reconhecer a importância do desenvolvimento de competências facilitadoras do relacionamento interpessoal; Ser uma referência relacional educacional; Comunicar de forma assertiva, não violenta e na mensagem no “eu”; Reconhecer a importância de exprimir factos, sentimentos, necessidades e pedidos sem julgamento; Ter uma atitude compreensiva e empática; Escutar ativamente; Valorizar o compromisso e a colaboração como estilos de gestão de conflitos; Mediar conflitos.
Conteúdos
4 horas: Apresentação da ação de formação, dos parâmetros de avaliação, dos objetivos da ação de formação e do grupo de formação (formandos e formadora); Convivência cooperativa no contexto educativo; Problemas de convivência (conflito, indisciplina e violência); Conflito; Análise das posições, interesses e necessidades; Gestão das emoções associadas – autorregulação emocional: 3 horas 1/2: Modelo da convivência integrada; Valorização da cultura de convivência para a transformação positiva dos conflitos; Importância do desenvolvimento de competências facilitadoras do relacionamento interpessoal; Eu/Nós como referência educacional relacional. 4 horas: Comunicação assertiva, não violenta e na mensagem no “eu”; Atitude compreensiva-empática; Comunicação e expressão dos factos, sentimentos, necessidades e pedido, sem julgamento; Escuta ativa; Etapas da mesma. 3 horas 1/2: Valorização do compromisso e da colaboração com estilos de gestão de conflitos; Gestão e mediação de conflitos; Partilha das reflexões finais; Síntese; Esclarecimento de dúvida; Avaliação do curso de formação; Conclusão da formação; Abertura em relação à próximas ações
Bibliografia
Chávez, A. Forns, J. (2018). Educação Relacional – Dez chaves para uma pedagogia do reconhecimento. IPAV. - Pinto da Costa, Elisabete (2019). Mediação de Conflitos na Escola: da Teoria à Prática. Edições Universitárias Lusófonas. Rosário, Pedro (2005). Motivação e aprendizagem: uma rota de leitura. In M. Taveira (Coord.), Temas de Psicologia Escolar: Contributos de um projecto científico-pedagógico (pp. 23-60). Coimbra: Quarteto Editora. Rosemberg, M. (2021). Comunicação não violenta – O segredo para comunicar com sucesso. Alma em desenvolvimento. Torrego, Juan Carlos (2001). Mediação de Conflitos em Instituições Educativas – Manual para Formação de Mediadores. Tradução José Carlos Eufrásio. Edições ASA.
Formador
Joana Cristina da Costa Fonseca