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PND118 Acolhimento a Migrantes e Interculturalidade turma A-23_24

Apresentação

Esta atividade de formação visa: compreender os fenómenos migratórios, a etnicidade, a globalização e a importância das políticas públicas para o acolhimento e integração de pessoas imigrantes e refugiadas; incrementar a igualdade, o respeito pela diferença social e cultural, o reforço dos processos de inclusão e a adoção de medidas comprometidas com a defesa dos Direitos Humanos; desenvolver as competências fundamentais para uma Educação Intercultural; fomentar a integração social de migrantes e refugiados/as, combatendo os fenómenos de violência e discriminação em contexto escolar e na sociedade em geral.

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

- Conhecer o Pacto Global para as Migrações Seguras, Ordenadas e Regulares, aprovado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas; - Abordar o Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações; - Apresentar a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural; - Compreender a importância de medidas de integração de estudantes migrantes no sistema educativo e na sociedade em geral, tal como consagrado na legislação portuguesa; - Apresentar os Princípios e as Estratégias (aos níveis da Escola, dos/as Alunos/as, das Famílias, da Língua, da Aprendizagem e Avaliação, e da Comunidade) para o desenvolvimento de respostas adequadas ao acolhimento e inclusão de estudantes migrantes; - Analisar o papel da interculturalidade no processo de integração, reconhecendo as influências mútuas entre culturas e a importância da valorização da diversidade;Fomentar o diálogo intercultural através do desenvolvimento de competências de comunicação eficaz em contextos interculturais e de

Conteúdos

- Definição de conceitos-base como cultura, diversidade, inclusão, migração e interculturalidade; - Identificar os principais desafios e barreiras que os/as migrantes enfrentam durante o processo de acolhimento, incluindo questões legais, linguísticas, sociais e culturais; - Debater conceitos e processos relacionados com estereótipos, preconceitos, discriminação, etnocentrismo, racismo e xenofobia; - Identificar os possíveis obstáculos e desafios presentes em situações interculturais (p.e., o “choque” cultural); - Conhecer estratégias para a comunicação intercultural e promover competências-chave para a adaptação a uma sociedade intercultural; - Educar para a cidadania intercultural e para o respeito pelos direitos humanos.

Bibliografia

- Guia de acolhimento para migrantes. Disponível para https://bussola.gov.pt/Guias%20Prticos/Guia%20de%20Acolhimento%20para%20Migrantes.pdf- Inclusão de alunos migrantes em meio educativo. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/inclusao_de_alunos_migrantes_em_meio_educativo.pdf

Formador

Bárbara Cristina Martins da Costa Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-04-2025 (Terça-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 15-04-2025 (Terça-feira) 13:00 - 16:00 3:00 Presencial
Início: 15-04-2025
Fim: 15-04-2025
Acreditação: DGAE/1337/2024
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Augusto Gomes

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