
C0952. Autonomia e Flexibilidade Curricular: Operacionalização por meio de Metodologias Ativas turma A-24_25
Apresentação
O Decreto-Lei nº 55/2018 visa institucionalizar e ampliar o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular às demais escolas, a partir do ano letivo 2018/2019. O trabalho subjacente a esta ação tem a intenção de mobilizar e suscitar reflexões sobre a relevância da implementação do PAFC de maneira articulada à sua operacionalização por meio de metodologias ativas de ensino, aprendizagem e avaliação. É de sublinhar que para que haja o desenvolvimento das competências estabelecidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, de maneira que sejam realizadas aprendizagens significativas, devemos repensar o estatuto dos alunos e dos professores no âmbito dos projetos de educação escolar, bem como o estatuto do património de informações, instrumentos, procedimentos e atitudes que constitui a referência do trabalho a promover numa sala de aula (Cosme, 2018, p. 8). É neste sentido que esta ação é pertinente, uma vez que visa refletir sobre a conceção de ensino, aprendizagem e avaliação subjacente ao PAFC. De certo que os obstáculos não se eternizam, debateremos desafios e possibilidades que emergem com a proposta. É de discutir, portanto, a pluralidade de maneiras de organização do trabalho pedagógico. Neste sentido, apresentaremos, com base no documento o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, propostas de ação pedagógica - metodologias ativas de ensino, aprendizagem e avaliação.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
O1) Aprofundar o conhecimento dos docentes acerca da estrutura escolar e dos paradigmas pedagógicos. O2) Compreensão das concepções de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e ao Decreto-Lei 55/2018. O3) Apresentação de algumas possibilidades de Metodologias ativas para a operacionalização do Decreto-Lei 54/2018 e do Decreto-Lei 55/2018. O4) Planificação das aulas em contexto de colaboração e cooperação. O5) Sensibilização dos docentes para aplicarem a planificação construída no grupo de trabalho do curso com seus alunos, para posterior partilha com o grupo.
Conteúdos
I Situando a aprendizagem (Sinopse: Uma reflexão sobre a aprendizagem e como esta deve nortear as metodologias de ensino e avaliação) a. Inquietações e perspectivas b. Por que se aprende? Como se aprende? Por que se ensina? c. O aluno como construtor do conhecimento II Decreto-Lei 54/2018 e Decreto-Lei 55/2018 (Sinopse: Compreensão das concepções de Ensino, Aprendizagem e Avaliação subjacentes ao Decreto-Lei 54/2018 e Decreto-Lei 55/2018.) III Metodologias ativas: A operacionalização do Decreto-Lei 54/2018 e do Decreto-Lei 55/2018 (Sinopse: Apresentação de algumas possibilidades de Metodologias ativas para a operacionalização dos Decreto-Lei 54/2018 e do Decreto-Lei 55/2018.) IV Planejando a ação (Sinopse: Planificação da ação a partir das reflexões realizadas) V Trabalho autónomo (Sinopse: Realização da planificação individual da actividade, adequando às necessidades da sua turma, bem como adaptação do problema, se necessário. Aplicação da actividade aos seus alunos). VI - Apresentação, reflexão e análise sobre o trabalho autónomo desenvolvido. É importante salientarmos que o período de implementação da tarefa em sala de aula, construída e planejada em conjunto no decorrer do curso, conforme o planejamento acima menciona, será definido em conjunto com os professores de maneira que não haja perturbações no decurso normal das actividades letivas.
Metodologias
Esta ação permitirá uma articulação entre momentos práticos e momentos teórico-práticos. O planeamento dos conteúdos da ação, conforme mencionado anteriormente, totalizam 12 horas de formação de carácter teórico-prático em modalidade de presencial, incluindo momentos de trabalho autónomo. Nas sessões de trabalho autónomo, os formandos aplicarão os conhecimentos construídos nas sessões presenciais, espaço em que também partilharão as experiências da aplicação com os seus alunos em sala de aula
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
CAI, J.; LESTER, F. Por que o ensino com resolução de problemas é importante para a aprendizagem do aluno? Boletim GEPEM, v. 60, p. 147-162, 2012.CORTESÃO, L. Guliver entre gigantes: Na tensão entre estrutura e agência, que significados para a educação? Educação, Sociedade & Culturas, v. 39, p. 22, 2013.COSME, A.; TRINDADE, R. Organização e gestão do trabalho pedagógico: perspetivas, questões, desafios e respostas. Porto: Mais Leituras Editora, 2013.FERNANDES, D. Avaliação das Aprendizagens: Reflectir, Agir e Transformar. In: EVENTOS, I. F. C. E. (Ed.). Livro do 3.º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação. Curitiba: Futuro Eventos, 2005. p.65-78.SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. Disponível em: < http://links.jstor.org/sici?sici=0013-189X%28198602%2915%3A2%3C4%3ATWUKGI%3E2.0.CO%3B2-X >.
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.
Formador
Daniela Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-06-2025 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |