
C1124. Inglês Nível A2 turma A-24_25
Apresentação
Este curso de Inglês Nível A2 (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas - QECR) tem como finalidade desenvolver a competência comunicativa dos formandos, permitindo-lhes comunicar em contexto de sala de aula com alunos de línguas maternas diferentes da Língua Portuguesa, desenvolver conversas simples e compreender expressões de uso diário facilitando, por exemplo, potenciando a participação em projetos Erasmus.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Aprender a apresentar-se, cumprimentar e despedir-se de forma adequada. - Descrever pessoas próximas (família e amigos) usando vocabulário básico. - Falar sobre as rotinas diárias e descrever atividades comuns. - Descrever locais (casa, cidade) e dar direções. - Desenvolver habilidades para interagir em situações de compra e pedir informações. - Falar sobre atividades de lazer e passatempos.
Conteúdos
1. Apresentações e Cumprimentos (4 horas) - Verbos "to be" e "to have" (ser/estar e ter) - Pronomes pessoais e possessivos - Estruturas de frases afirmativas, negativas e interrogativas simples - Diálogo prático: apresentar-se e perguntar nome, nacionalidade, idade - Exercício: Role-play de apresentação entre colegas. 2. Falar Sobre a Família e Amigos (4 horas) - Vocabulário: membros da família, adjetivos para descrever pessoas (alturas, cores de cabelo, personalidades) - Verbos no presente simples - Posse: "have got" vs "has got" - Exercício: Descrever verbalmente um membro da família ou amigo. 3. Rotinas Diárias e Hábitos (4 horas) - Vocabulário: atividades do quotidiano (ex.: levantar-se, trabalhar, cozinhar, praticar desporto) - Presente simples para ações habituais - Advérbios de frequência (always, usually, sometimes, never) - Exercício: Criar uma tabela de rotinas diárias e descrever oralmente um dia típico. 4. Descrever Lugares e Dar Direções (4 horas) - Vocabulário: lugares da cidade, mobília da casa - Preposições de lugar (in, on, under, next to) - Frases de orientação (turn left, go straight, on the corner) - Exercício: Criar um mapa simples e praticar dar direções em pares. 5. Fazer Compras e Pedir Informações (4 horas) - Vocabulário: roupas, alimentos, números e preços - Frases úteis para fazer compras (How much is it? I would like to buy ) - Pedir e dar informações em lojas, restaurantes ou cafés - Exercício: Role-play de compras num supermercado ou loja de roupa. 6. Tempo Livre e Passatempos (5 horas) - Vocabulário: hobbies (reading, sports, watching movies, cooking) - Conjunções básicas (and, but, because) para unir ideias - Exercício: Falar sobre os passatempos preferidos, utilizando o vocabulário estudado.
Metodologias
- Aulas Práticas e Interativas: Os alunos serão incentivados a participar ativamente em simulações, role-plays e discussões em pequenos grupos. - Atividades Orais: Durante as aulas, haverá foco na prática oral para garantir que os alunos desenvolvam confiança na comunicação. - Recursos Didáticos: Fichas de atividades, vídeos curtos e gravações de áudio para a prática de compreensão auditiva.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
Bailey, K. M. (2005). Practical English language teaching: Speaking. McGraw-Hill ESL/ELT.Celce-Murcia, M., Brinton, D. M., & Snow, M. A. (2014). Teaching English as a second orforeign language (4ª ed.). National Geographic Learning/Cengage Learning.Davies, P., & Pearse, E. (2000). Success in English teaching. Oxford University Press.Richards, J. C. (2008). Teaching listening and speaking: From theory to practice. CambridgeUniversity Press.
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.
Formador
Filomena Morais
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Presencial |
2 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 09-05-2025 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 16-05-2025 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 23-05-2025 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |