
C1002. Portefólios digitais como instrumentos de avaliação formativa turma A-24_25
Apresentação
O Decreto Lei 55/2018, refere-se à Avaliação Formativa como : A avaliação formativa, enquanto principal modalidade de avaliação, integra o processo de ensino e de aprendizagem fundamentando o seu desenvolvimento, considerando os tempos de mudança, nos processo de ensino aprendizagem e nas novas metodologias de trabalho que foram introduzidas pelos condicionalismos dos tempos de pandemia que vivemos, importa pensar como desenvolver e aplicar a Avaliação Formativa num contexto de Ensino à distância para que esta seja a ferramenta que apoia os professores a concretizarem o seu maior objetivo: o sucesso educativo dos seus alunos. Num processo de ensino aprendizagem em mudança, não só institucional, mas acima de tudo atitudinal, condicionado por uma sociedade em evolução e onde as novas tecnologias de trabalho nos entram pela sala dentro é importante desenvolver instrumentos de Avaliação Pedagógica que reflitam essas mudanças e motivem os nossos jovens a construir as suas aprendizagens. O Portefólio Digital constitui-se como um instrumento de avaliação que pode e deve ser usado nos diversos contextos de ensino, presencial ou à distância, com o objetivo de apoiar os professores a concretizarem o seu maior objetivo: o sucesso educativo dos seus alunos
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Reconhecer o Portefólio Digital como um instrumento de avaliação pedagógica; - Identificar as etapas estratégicas da sua elaboração; - Avaliar as aprendizagens nele evidenciadas; - Desenhar um processo de monitorização e feedback; - Elaborar Critérios de Avaliação; - Identificar o contributo do Portefólio Digital na auto e heteroavaliação dos alunos.
Conteúdos
1. Definição de Portefólio Digital - 2 horas; 2. Organização de um Portefólio Digital 3 horas; 3. Processo de monitorização e feedback 3 horas; 4. Como avaliar um Portefólio Digital 3 horas; 5. Contributos do Portefólio para auto e heteroavaliação 2 horas 6. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito da oficina 2 horas.
Metodologias
As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime a distância, síncronas, divididas em segmentos com tarefas individuais e de grupo, promovendo o trabalho autónomo e colaborativo, recorrendo às metodologias: método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, resolução de problemas e realização de trabalhos práticos.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/roteiro_avaliacao_ensino_a_distancia.pdfhttps://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Avaliacao/portefolios.pdfFernandes, D. (2005). Avaliação das Aprendizagens: Desafios às Teorias, Práticas e Políticas. Texto Editores
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.
Formador
Laura Maria Gouveia da Rocha
Maria Teresa Diogo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |