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C1136. Tratamento documental em contexto de Biblioteca Escolar turma A-24_25

Apresentação

A crescente facilidade de acesso a equipamentos, redes e fontes de informação online tem reorientado as expetativas e as necessidades dos utilizadores, impulsionando a mudança das bibliotecas escolares no sentido do reforço do seu papel educativo e formativo. Na base do seu trabalho continua a estar a informação e o acesso à informação, pelo que o tratamento documental da coleção continua a ser um dos elementos cruciais para a qualidade dos serviços que a biblioteca escolar. O tratamento documental e a construção de um catálogo da Biblioteca é uma tarefa a que o professor bibliotecário tem que dedicar uma parte do seu tempo e implica um conjunto de procedimentos de carácter técnico que exigem a aquisição de competências digitais específicas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Reconhecer a importância do tratamento documental em ordem à recuperação da informação. - Conhecer as diferentes etapas do circuito do documento desde a sua aquisição até à sua disponibilização ao público - Distinguir entre análise documental e análise de conteúdo de um documento - Dominar o processo de catalogação dos diversos tipos de documentos e a inserção dos dados nos diferentes Software de gestão bibliográfica. - Dominar o processo de classificação dos diferentes tipos de documentos usando as respetivas tabelas (CDU, TCDM e FIAF) - Dominar o processo de indexação dos documentos usando listas de cabeçalhos e o sistema SIPORBASE - Dominar o processo de registo e cotação dos diferentes tipos de documentos - Saber recuperar a informação a partir do catálogo - Disponibilizar o catálogo na internet - Construir um manual de procedimentos para a Biblioteca Escolar

Conteúdos

Módulo I - 5 horas (3 horas síncronas + 2 assíncronas) Apresentação da ação: programa, desenvolvimento e avaliação Conceito de tratamento documental e sua importância no contexto das Bibliotecas Escolares Conceitos básicos: Documento, Tipo de documento, Fundo documental, Circuito do documento, Catalogação, Classificação, Indexação, Registo, Citação, Etiquetagem, Arrumação e Catálogo. Módulo II - 3 horas síncronas Apresentação dos referenciais a utilizar: Regras Portuguesas de Catalogação, ISBD, UNIMARC, Tabelas de Classificação, Listagens de cabeçalhos e Sistema SIPORBASE. Módulo III - 14 horas (3 horas síncronas + 11 assíncronas) Importação e exportação de registos. Catalogação de monografias impressas Catalogação de periódicos Catalogação de material não livro (Registos vídeo, eletrónicos e sonoros) Catalogação de recursos digitais Módulo IV - 10 horas (3 horas síncronas + 7 horas assíncronas) Classificação usando a tabela CDU Classificação de material não livro usando CDU, TCDM e FIAF Módulo V - 10 horas (3 horas síncronas + 7 horas assíncronas) Indexação documental com recurso a listas de cabeçalhos Sistema SIPORBASE de indexação Módulo VI - 5 horas (2 horas síncronas + 3 horas assíncronas) Procedimentos de registo, cotação, carimbagem e arrumação dos documentos Técnicas de pesquisa e recuperação da informação em catálogo Módulo VII - 2 horas síncronas Importância e estrutura de um “Manual de Procedimentos” Disponibilização de acesso ao catálogo no servidor da RBE: criação da base online e exportação de registos. Módulo VIII - 1 hora síncrona Avaliação

Metodologias

As sessões terão um carácter teórico-prático. Para cada tópico serão disponibilizadas documentação e bibliografia específicas. Em cada sessão, o trabalho dos formandos organizar-se-á de acordo com uma apresentação dos conteúdos e um guia de tarefas, quer as sessões síncrona quer as restantes assíncronas. Os formandos terão oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando-se o tratamento de propostas integradoras de carácter prático, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento, as experiências e conhecimentos prévios dos formandos e os programas de catalogação disponíveis nas escolas. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em:https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/Open_book_of_Innovational_Education.pdfComissão Europeia (2015). Promoting Effective Digital-Age Learning: A European Framework for Digitally-Competent Educational Organisations, disponível em https://ec.europa.eu/jrc/en/publication/eur-scientific-and-technical-research-reports/promoting-effective-digital-age-learning-european-framework-digitally-competent-educationalMinistério da Educação. (2017). Aprender com a biblioteca escolar. Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. RBE. Disponível em http://www.rbe.mec.pt/np4/referencial_2017.html

Formador

Franklim Alberto Silva

Início: 05-03-2025
Fim: 09-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133371/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 50 h
Local: ES Augusto Gomes, Moodle e Google Meet