483

C1081. A disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) no séc. XXI: que desafios? – EB 1º Ciclo turma A-24_25

Apresentação

A oferta da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) tem como objetivo a aprendizagem do Português por alunos com outra língua materna (Artigo 10.º e no Artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho). No entanto, o ensino-aprendizagem de PLNM constitui uma área didática que não é contemplada com o mesmo número e diversidade de ações de formação, materiais e recursos se comparada com a área de Português Língua Materna. Atualmente, a escola portuguesa é chamada à responsabilidade de incluir cada vez mais cidadãos migrantes, os quais necessitam de práticas pedagógicas específicas e adaptadas às suas necessidades e ao seu perfil de aprendizagens, para que o sucesso escolar se verifique.

Destinatários

Professores do Grupo 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.

Objetivos

- Desenvolver uma visão sustentada dos diversificados perfis sociolinguísticos, psicolinguísticos e linguísticos dos aprendentes do Português como Língua Não Materna (PLNM); - Compreender os processos de aquisição e aprendizagem de línguas não materna; - Rever os princípios fundamentais de ensino de língua não materna; - Identificar os perfis terminais de nível de proficiência linguística; - Conhecer métodos, abordagens e estratégias de ensino de línguas não maternas; - Conhecer modelos de desenvolvimento/ elaboração de materiais didáticos; - Produzir materiais didáticos cientificamente fundamentados para o ensino de PLNM; - Debater e trocar experiências didáticas, com base nos materiais desenvolvidos nas sessões síncronas e em trabalho autónomo; - Fomentar a partilha de boas práticas de ensino, na área do ensino do PLNM.

Conteúdos

I – Clarificação de conceitos-chave relativos ao PLNM II – Métodos e abordagens de ensino de PLNM III – O ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: estratégias e tarefas IV – Desenvolvimento de materiais didáticos para o PLNM no 1º CEB V- Avaliação

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.

Bibliografia

Albino, S. (2021). O Português Língua Não Materna no Currículo Nacional: Trajetória de uma Política Educativa. Indagatio Didactica, 13(2), 77-93.Bizarro, R., Moreira, M. A. Flores, C. (org.) (2013) Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino, LIDELBernardes, C. e Miranda, F.B. (2003) Portefólio - Uma Escola de Competências, Porto, Porto EditoraDireção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Coord. Leiria, Isabel. (2008) Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) – Ensino Secundário. Lisboa.Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Coord. Mateus, Maria Helena Mira, Testes de Diagnóstico de Português Língua Não Materna. Lisboa.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-04-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 29-04-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 09-05-2025 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 13-05-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 20-05-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 22-04-2025
Fim: 27-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-128230/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 30 h
Local: ES Augusto Gomes, Moodle e Google Meet