
C1068. Educação Literária de 11.º ano: da reflexão à prática turma A-24_25
Apresentação
Devido a constrangimentos de vária ordem, os professores raramente têm tempo suficiente para se juntarem e pensarem sobre questões científicas e didácticas, expondo dúvidas e incertezas ou partilhando conhecimentos e experiências. A formação contínua pode e deve servir para suprir todas essas insuficiências. O domínio da Educação Literária na disciplina de Português do Ensino Secundário constitui-se, de certa maneira, como o centro das Aprendizagens Essenciais de Português do Ensino Secundário, pelo que constitui, muitas vezes, o ponto de partida para as aprendizagens dos restantes domínios.
Destinatários
Professores do Grupo 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 300.
Objetivos
- Analisar criticamente o "Sermão de Santo António aos Peixes" de Padre António Vieira, identificando seus principais recursos literários, relevância histórica e social, e impacto na cultura portuguesa. - Compreender a peça "Frei Luís de Sousa" de Almeida Garrett, aprofundando a análise dos personagens, do conflito central, da linguagem poética e do contexto histórico. - Analisar comparativamente as narrativas românticas "Viagens na Minha Terra" de Almeida Garrett, "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco e "A Abóbada" de Eça de Queirós, identificando semelhanças e diferenças na abordagem de temas como o amor, a morte, Analisar a obra de Eça de Queirós, aprofundando-se em seus principais romances e características literárias, inserindo-o no contexto do Realismo Português. Analisar a obra poética de Antero de Quental e Cesário Verde, aprofundando-se em seus principais temas, estilos literários e inserindo-os no contexto da Geração de 70.
Conteúdos
1. Sermão de Santo António aos Peixes (5 horas) 2. Frei Luís de Sousa (5 horas) 3. Narrativas do Romantismo (Viagens na Minha Terra, Amor de Perdição e A Abóbada) (5 horas) 4. Eça de Queirós (5 horas) 5. Antero de Quental e Cesário Verde (5 horas)
Metodologias
Na primeira sessão de cada unidade (2,5h), começará por haver uma exposição sobre os principais aspectos científicos e didácticos. Seguidamente, haverá lugar ao esclarecimento de dúvidas e consequente debate em grande grupo que servirá para propor e discutir ideias que conduzirão à criação de materiais didácticos. A segunda sessão de cada uma das unidades será de carácter prático. Os formandos trabalharão em pequenos grupos e criarão materiais didácticos de que todos poderão vir a beneficiar num futuro próximo.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
BAPTISTA, Abel Barros. 1988. Camilo e a Revolução Camiliana. Lisboa: QuetzalBERNARDES, José Augusto Cardoso. 2005. A Literatura no Ensino Secundário: Outros Caminhos. Porto: Areal Editores.BERNARDES, José Augusto Cardoso e Rui Afonso MATEUS. 2013. Literatura e Ensino do Português. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.BUESCU, Helena Carvalhão. 1990. Incidência do Olhar: Percepção. Caminho.CEIA, Carlos. 2002. O que é ser Professor de Literatura. Lisboa: Colibri.
Formador
António Fernando Amaral Penas Nabais dos Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 16-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 26-06-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 30-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
10 | 07-07-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |