
Ar quente e não só - 100 anos de design de secadores de cabelo turma A-24_25
Apresentação
Ar Quente e Não Só inspira-se na ampla coleção de secadores de cabelo de Jeremy Aston para dar a ver um século de design industrial. Com mais de 170 produtos oriundos de vários pontos do mundo, dando conta da evolução deste objeto técnico. Pretende-se com esta ACD dar a conhecer as tendências do design ao longo dos tempos, através da análise dos objetos da exposição e compreender as melhorias sentidas na evolução da ergonomia e ainda as próprias influências sociais, que refletem mudanças no campo da tecnologia, moda e cultura de consumo.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Refletir sobre a evolução tecnológica; - Interpretar a evolução do objeto técnico; - Adquirir consciência das exigências estruturais, ergonómicas, expressivas e outros fatores condicionantes no design de um produto; - Compreender e explorar princípios dos objetos utilizados no dia-a-dia; - Desenvolver o sentido critico e a perceção, através da observação direta de objetos de design e das exposições; - Compreender as diversas técnicas e ferramentas do design, aliando a funcionalidade à estética.
Conteúdos
Introdução e enquadramento teórico da narrativa curatorial (marcas, evolução tecnológica e design industrial); A evolução do objeto técnico. Evolução tecnológica no design. Visita Guiada à Exposição com o Curador Jeremy Aston; A Exposição pela perspetiva do Design Gráfico e Expositivo; A Exposição pela perspetiva do Serviço Educativo.
Observações
ACD reconhecida e certificada no Concelho de Diretores da Comissão Pedagógica em 01/04/2025.
Formador
Jeremy Hugh Aston
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-02-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |