C1123. Laboratórios de Educação Digital (LED) - práticas de implementação nas escolas básicas e secundárias turma C-24_25
Apresentação
Após três anos de capacitação digital para os docentes e a implementação nas escolas dos Laboratórios de Educação Digital (LED), pelo Ministério da Educação, é essencial aprimorar o domínio das ferramentas digitais para incentivar os professores a integrá-las de forma eficaz ao ensino. Isso requer a exploração dos LED para: Integrar adequadamente as tecnologias ao serviço de melhor ensino; oferecer desenvolvimento profissional contínuo; promover a aprendizagem ativa; diversificar as estratégias de ensino; preparar os alunos para o futuro digital; estimular a criatividade e inovação e, aumentar a eficiência e eficácia do ensino. Em suma, a formação nos Laboratórios de Educação Digital permitirá capacitar os professores a utilizar eficazmente a tecnologia no ensino, para a promoção de práticas pedagógicas avançadas e a preparação dos alunos para um mundo digital.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
− Desenvolver competências em Tecnologia Avançada: Capacitar professores no uso de ferramentas como robótica, multimédia e STEAM, incluindo impressoras 3D e softwares de desenho; − Promover a aprendizagem interdisciplinar: introduzir abordagens STEAM na prática pedagógica, fundindo conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática em projetos educativos. − Fomentar colaboração e trabalho em equipa: estimular a cooperação entre alunos na conceção e apresentação de projetos STEAM; − Desenvolver competências digitais e tecnológicas: aprimorar habilidades dos professores no uso de equipamentos para enriquecer o ensino. − Estimular pensamento crítico e resolução de problemas: aplicar competências de resolução de problemas em projetos utilizando equipamentos STEAM. − Preparar alunos para o mercado de trabalho do Século XXI: dotar alunos com pensamento computacional e competências técnicas em STEAM. − Promover inclusão e diversidade: garantir acesso equitativo aos equipamentos, promovendo inclusão e diversidade na educação.
Conteúdos
− Introdução aos Laboratórios Digitais: Conceito e aplicabilidade de laboratórios digitais; Benefícios e propósitos do uso de laboratórios digitais na educação. (1h) − Demonstração e prática de modelagem 3D e operação de impressoras 3D. (2h30m) − Impressão 3D: Funcionamento e princípios básicos da impressão 3D; Demonstração e prática de modelagem 3D e operação de impressoras 3D. (3h) − Multimédia e Design Gráfico: Operação de uma máquina fotográfica e princípios fundamentais da fotografia; Ferramentas e softwares de design gráfico (como Canva, Gimp, etc ). (3h) − Multimédia e Vídeo: Princípios fundamentais do vídeo. Produção e edição de vídeo. Ferramentas de edição de Vídeo (CapCut, VSDC, etc ); produção de vídeos e princípios fundamentais do vídeo. (3h) − Introdução à Robótica e STEAM: conceitos básicos de robótica e STEAM; importância da integração da robótica e STEAM na educação. Equipamentos e Ferramentas de Robótica: Tipos de robôs educacionais (como kits LEGO Mindstorms, Arduino, Raspberry Pi, etc.). (1h) − Programação e Codificação por blocos: Introdução à programação e codificação; prática de programação utilizando linguagens como Scratch, Micro:bit, Lego, Arduino entre outras. (3h) − Programação e Codificação: introdução às linguagens de programação C++ e Python para plataformas robóticas; Micro:bit, BotnRoll, Arduino, Raspberry. (4h) − Programação e STEAM na Prática: Projetos STEAM integrados que abordam problemas do mundo real; Aplicação de conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática em projetos práticos. Integração Curricular: estratégias para integrar a robótica, multimídia e STEAM em diferentes disciplinas curriculares; desenvolvimento de planos de aula e atividades STEAM alinhados aos objetivos de aprendizagem. Desenvolvimento Profissional Contínuo: recursos e estratégias para o desenvolvimento profissional contínuo em robótica, multimídia e STEAM; participação em comunidades de prática e redes profissionais para compartilhar recursos e melhores práticas. (4h30m)
Metodologias
O curso de formação será desenvolvido em 8 sessões de cariz teórico/práticas. Para cada tópico serão exploradas as ferramentas, com as devidas explicações e discussão sobre a sua aplicabilidade de acordo com a tipologia de disciplinas/turmas de cada formando. Serão disponibilizados os endereços de plataformas online, assim como tutoriais e bibliografia específica.
Avaliação
De acordo com o RJFC DL 22/2014, de 11 de fevereiro - e nos termos dos nºs 5 e 6, do artigo 4.º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio, a avaliação dos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, de acordo com as menções definidas no ponto 6 do mesmo diploma e é atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Envolvimento, qualidade e participação nas atividades/tarefas das sessões 40% - Relatório reflexivo ( ) 60% Nota-As faltas dos participantes são limitadas a um terço das horas de formação.
Bibliografia
Sequeira, Elrid. 3D Printing and Maker Lab for Kids. Quarry Books, MRKEAN-9781631597992Direção-Geral da Educação. (s.d.). Como criar um objeto 3D utilizando o Autodesk Tinkercad. Recuperado de https://estudoemcasaapoia.dge.mec.pt/recurso/como-criar-um-objeto-3d-utilizando-o-autodesk-tinkercadArduino.Micro:bit Educational Foundation.Lima, Ana Filipa. (2023)
Anexo(s)
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.
Formador
Artur Jorge Mimoso Guindeira
José António Teixeira Dias
Norberto Correia Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 31-01-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 04-02-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 10-02-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 17-03-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |