C0946. O teatro no jardim de infância turma A-24_25
Apresentação
O teatro e as suas técnicas são ferramentas complementares largamente utilizadas em contexto de jardim de infância, a maioria das vezes de forma empírica. Largamente utilizados pela psicologia e pela pedagogia o teatro e as suas técnicas podem ser aplicados em dinâmicas de grupo, técnicas vocais, relaxamento, posturas, atividades para despertar a criatividade, a autodescoberta e o desenvolvimento pessoal. Esta ação pretende dar a conhecer, explorar e desenvolver as técnicas de teatro que se afiguram mais ajustadas e aplicáveis em contexto de jardim de infância.
Destinatários
Educadores de Infância
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.
Objetivos
- Desenvolver a socialização. - Estimular a desinibição e a auto confiança. - Exercitar a liberdade com responsabilidade, partilha e interatividade. - Desenvolver o potencial criativo individual e coletivo. - Desenvolver capacidades físicas, vocais e expressivas - Estimular a autodescoberta, a capacidade de expressão e comunicação. - Desenvolver a perceção dos movimentos, do ritmo e do equilíbrio. . - Estimular a perceção sensitiva e a relação com o espaço. - Potencializar a linguagem verbal e não verbal. - Desenvolver e potenciar o teatro a partir do contexto de jardim de infância.
Conteúdos
- Corpo e máscaras. - Fisicalidades (gesto, movimento e espaço). - Voz / respiração. - Emotividades. - Ver, sentir, investigar e materializar. - Relação com o espaço real e imaginário. - Jogos dramáticos.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes na s ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
Jogos Teatrais, Viola SpolinImprovisação para o teatro, Viola Spolin
Formador
Alexandra Margarida Loureiro de Oliveira Calado
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 17:45 - 20:45 | 3:00 | Presencial |
2 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 17:45 - 20:45 | 3:00 | Presencial |
3 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 17:45 - 20:45 | 3:00 | Presencial |
4 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 17:45 - 20:45 | 3:00 | Presencial |
5 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 17:45 - 20:45 | 3:00 | Presencial |
6 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 17:45 - 20:45 | 3:00 | Presencial |
7 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 17:45 - 20:45 | 3:00 | Presencial |
8 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 17:45 - 21:15 | 3:30 | Presencial |
9 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 17:45 - 21:15 | 3:30 | Presencial |