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C0946. O teatro no jardim de infância turma A-24_25

Apresentação

O teatro e as suas técnicas são ferramentas complementares largamente utilizadas em contexto de jardim de infância, a maioria das vezes de forma empírica. Largamente utilizados pela psicologia e pela pedagogia o teatro e as suas técnicas podem ser aplicados em dinâmicas de grupo, técnicas vocais, relaxamento, posturas, atividades para despertar a criatividade, a autodescoberta e o desenvolvimento pessoal. Esta ação pretende dar a conhecer, explorar e desenvolver as técnicas de teatro que se afiguram mais ajustadas e aplicáveis em contexto de jardim de infância.

Destinatários

Educadores de Infância

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.

Objetivos

- Desenvolver a socialização. - Estimular a desinibição e a auto confiança. - Exercitar a liberdade com responsabilidade, partilha e interatividade. - Desenvolver o potencial criativo individual e coletivo. - Desenvolver capacidades físicas, vocais e expressivas - Estimular a autodescoberta, a capacidade de expressão e comunicação. - Desenvolver a perceção dos movimentos, do ritmo e do equilíbrio. . - Estimular a perceção sensitiva e a relação com o espaço. - Potencializar a linguagem verbal e não verbal. - Desenvolver e potenciar o teatro a partir do contexto de jardim de infância.

Conteúdos

- Corpo e máscaras. - Fisicalidades (gesto, movimento e espaço). - Voz / respiração. - Emotividades. - Ver, sentir, investigar e materializar. - Relação com o espaço real e imaginário. - Jogos dramáticos.

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes na s ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.

Bibliografia

Jogos Teatrais, Viola SpolinImprovisação para o teatro, Viola Spolin

Formador

Alexandra Margarida Loureiro de Oliveira Calado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-02-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Presencial
2 19-02-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Presencial
3 26-02-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Presencial
4 12-03-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Presencial
5 19-03-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Presencial
6 26-03-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Presencial
7 02-04-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Presencial
8 23-04-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 21:15 3:30 Presencial
9 30-04-2025 (Quarta-feira) 17:45 - 21:15 3:30 Presencial
Início: 10-02-2025
Fim: 26-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-122680/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Básica de Agudela