C1122. (In)Disciplina: Promover um clima positivo na sala de aula turma C-24_25
Apresentação
A Escola é cada vez mais um espaço relacional, onde dimensões como o bem-estar, o sentido de pertença, a sensação de segurança e aceitação são fundamentais para a aprendizagem e para o desenvolvimento saudável. Neste contexto, é imperativo o domínio com agilidade de ferramentas de comunicação que possam ser usadas de forma intencional e com o propósito de criar ambientes de aprendizagem que favoreçam igualmente o bem-estar.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Conhecer e integrar princípios básicos da comunicação interpessoal no processo de ensino-aprendizagem. - Utilizar técnicas específicas de gestão de sala de aula. - Utilizar técnicas de comunicação para a gestão de comportamentos disruptivos.
Conteúdos
1. Apresentação. O perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. O perfil do aluno desta Escola. Associar aos projetos e boas práticas que fazem parte da cultura da escola. (3 horas) 2. A adolescência - Desafios e oportunidades para a aprendizagem. Avaliação do risco. A Regulação Emocional: Consciência emocional; Como funciona; Como se pode desenvolver em sala de aula. (3 horas) 3. Comunicação - Consciência do seu perfil de comunicação. Competências de comunicação na sala de aula. Gerir situações de conflito. Definir limites e mantê-los. (3 horas) 4. Liderança - O poder na sala de aula. Assertividade. Empatia. Celebrar. Aprendizagem e motivação. Estratégias para a sala de aula (metodologias ativas). Planeamento e consistência. Mindset (crescimento e fixo). (3 horas) 5. Partilha dos resultados das tarefas desenvolvidas em contexto no âmbito do trabalho autónomo. (3 horas)
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
Carita, A. & Fernandes, G. (2002). Indisciplina na Sala de Aula. Lisboa Editorial PresençaCrehan, L. (2016). Clever Lands. London: UnboundGordon, T. (2003). Teacher Effectiveness Training. New York: Three Rivers PressLopes, J. & Santos Silva, H. (2009). A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula. Lisboa: LidelVieira, H. (2000). A Comunicação na Sala de Aula. Lisboa: Editorial Presença
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.