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C1119. Atletismo na Escola de A a Z turma A-24_25

Apresentação

O atletismo é uma modalidade desportiva extremamente rica no seu reportório de movimentos de base e que proporciona às crianças e aos jovens um desenvolvimento motor, também ele muito rico e transversal a todas as modalidades desportivas (correr, saltar e lançar). Por outro lado, é uma modalidade cuja prática em contexto de estado de emergência (COVID-19 ou semelhante), pode ser efetuada com um baixo grau de risco e com ligeiras alterações na sua dinâmica. No entanto, é ainda muitas vezes um conteúdo pouco privilegiado, abordado superficialmente, devido a falhas na formação inicial dos professores, apesar de, atualmente, a grande maioria das escolas estar razoavelmente equipadas para a abordagem plena dos conteúdos constantes no programa dos vários anos de escolaridade. Assim, pretende-se capacitar os professores com ferramentas específicas e especiais da construção do conhecimento na modalidade, para uma abordagem dos seus diversos conteúdos em contexto de aula, e/ou treino, do Desporto Escolar. Utilizando métodos ajustados e recursos disponíveis e/ou construídos, promover um confronto individual e coletivo do aluno, com os gestos técnicos fundamentais (correr, saltar e lançar) cuja necessidade histórica de os dominar tecnicamente, para garantir a sobrevivência da espécie, se vem perdendo com o afastamento das crianças e jovens da “escola da motricidade de rua” e do contacto com a natureza. O atletismo é a modalidade olímpica número um em Portugal, pois é a única onde já se obtiveram medalhas de ouro - quatro!

Destinatários

Professores dos Grupos 260, 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620.

Objetivos

Então, através do desenvolvimento da aprendizagem técnica desses gestos motores, pretende-se promover nos alunos uma consciência e domínio do corpo, como um sistema integrado, capaz de ser utilizado e ajustado a diferentes contextos. Por outro lado, a consciencialização das suas capacidades e limites, da noção de superação e de resiliência como fatores de desenvolvimento, sairão reforçados, nesta abordagem. Pretende-se ainda, desenvolver nos alunos, a capacidade de: a) construção de um plano pessoal de treino; b) plano este que visa a manutenção de uma condição física e um estilo de vida saudável em situações diversas; c) desenvolver competências que visem o desenvolvimento pessoal, a autonomia e a autoestima; d) a mobilização de conhecimentos e saberes, promovendo-se uma interdisciplinaridade efetiva e colocada em contexto real/prático. Aos professores envolvidos, proporcionar modelos pedagógicos, fruto da experiência dos formadores, no âmbito da escola e do Desporto Federado.

Conteúdos

Dia 1 – (3,5h+3,5h) - Aquecimento (ativação cardiorrespiratória, mobilidade articular e alongamento muscular) - Técnica de corrida (variantes) - Velocidade (jogos de velocidade, reação, partidas, aceleração, velocidade máxima, velocidade prolongada) - Barreiras (técnica e ritmo) - Estafetas (jogos, técnicas) Dia 2 – (3,5h+3,5h) - Improvisação de materiais - Articulação disciplinar - Marcha atlética - Multi saltos - Salto em Comprimento - Triplo-salto e interdependências - Salto em altura (tesoura e fosbury flop) Dia 3 – (3,5h+3,5h) - Corrida contínua - Multi lançamentos - Lançamento do Peso - Lançamento do Disco - Lançamento do Dardo (bola, foguete, vortex e dardo) Dia 4 – (4h) - Apresentação e execução de propostas de planos de aula, unidades didáticas e planos de treino.

Metodologias

Exposição teórico/prática e experimentação dos conteúdos. Visualização de vídeos e outros documentos. Construção de planos de aula, unidades didáticas e planos de treino (Desporto Escolar)

Avaliação

• Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. • Trabalhos práticos e reflexões efectuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados nas escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores – Insuficiente; - 5 a 6,4 valores – Regular; - 6,5 a 7,9 valores – Bom; - 8 a 8,9 valores – Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente.

Bibliografia

Federação Portuguesa de Atletismo (2012) – Atletismo: Dossier do Professor, 127 pág.Direção Técnica Nacional: Manual de Treinadores – Nível I e II. Federação Portuguesa de AtletismoIAAF (2001): IAAF Kid’s Athletics – Um evento para crianças. Tradução de José Augusto Reis. Supervisão de José Barros, em maio de 2002

Anexo(s)

Formador

José António Pimentel da Silva

António José Mendes da Fonseca Marques Antunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-01-2025 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 18-01-2025 (Sábado) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 25-01-2025 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
4 25-01-2025 (Sábado) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
5 01-02-2025 (Sábado) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
6 01-02-2025 (Sábado) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
7 08-02-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 18-01-2025
Fim: 08-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130559/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Básica e Secundária do Padrão da Légua