C1103. Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino do Francês turma A-24_25
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científicas e didáticas dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina de Francês, em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.
Destinatários
Professores dos Grupos 210 e 320
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210 e 320.
Objetivos
- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); - Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; - Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; - Adquirir e atualizar conhecimentos no âmbito das metodologias ativas, tendo em conta a aprendizagem da língua francesa; - Refletir de forma crítica sobre a aplicação das práticas pedagógicas centradas no aluno, avaliando as potencialidades dessas práticas na promoção das AE a desenvolver; - Partilhar técnicas e estratégias diversificadas, experiências e materiais pedagógicos com vista à melhoria das práticas letivas.
Conteúdos
Módulo 1 Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem); O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. Módulo 2 Competência Intercultural (5 horas): - O conceito de competência intercultural e a sua importância no ensino do FLE; - Suportes de ensino e abordagens interculturais; - Estratégias para desenvolver atividades práticas no âmbito da interculturalidade; - Produção de materiais pedagógicos para o ensino do FLE numa perspetiva intercultural. Módulo 3 Competência Comunicativa I (5 horas): - A interação oral e a interação escrita em diferentes contextos; - Atividades práticas e simulação de situações reais de interação oral e escrita; - O recurso à tecnologia na interação oral e escrita; - Estratégias para desenvolver a interação oral e escrita; - Didatização de documentos diversificados para a implementação de atividades de interação oral e escrita. Módulo 4 Competência Comunicativa II (5 horas): - A organização de ideias para a produção de textos orais e escritos variados; - A fluência na produção oral e na produção escrita em situações comunicativas diversas; - O recurso a materiais autênticos na produção oral e escrita; - Estratégias para desenvolver a produção oral e escrita; - Didatização de documentos diversificados para a implementação de atividades de produção oral e escrita. Módulo 5 Competência Comunicativa III (5 horas): - As diferentes formas do oral e da escrita e as suas implicações sociais; - A compreensão oral e a compreensão escrita com diferentes graus de dificuldade; - O recurso a documentos autênticos na compreensão oral e escrita; - Estratégias para desenvolver a compreensão oral e escrita; - Didatização de documentos diversificados para a implementação de atividades de compreensão oral e escrita. Módulo 6 A Mediação (5 horas): - O conceito de mediação e a sua importância no ensino do FLE; - Atividades de mediação para o desenvolvimento das competências intercultural e comunicativa; - Estratégias para desenvolver dinâmicas de mediação na sala de aula; - Didatização de documentos diversificados para a implementação de atividades de mediação. Módulo Final - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina (2,5 horas).
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.
Bibliografia
Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série n.º 129. Disponível em https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para a construção de Aprendizagens Essenciais baseadas no Perfil dos Alunos. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfAprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0Cadre Européen Commun de Référence pour les Langues. Disponível em https://rm.coe.int/cecr-volume-complementaire-avec-de-nouveaux-descripteurs/16807875d5
Formador
Sandra Filipa Bizarro Soares Rebelo da Rocha
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |
2 | 07-02-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Presencial |