C0967. História da Arte - Correntes Artísticas Contemporâneas - A arte contemporanea na sala de aula turma A-24_25
Apresentação
A Formação visa fomentar a integração da arte contemporânea nas práticas e didáticas dos educadores e professores. Pretende-se contribuir para a formulação de estratégias e recursos pedagógicos inovadores, capazes de despertar nas crianças e jovens a criatividade, a reflexão e a crítica sobre o mundo atual. O percurso formativo foi desenhado entre a teoria e prática, de modo a proporcionar aos formandos uma ampla e diversificada experimentação e aquisição de conhecimentos, que se traduzam na criação de atividades e projetos com futuro. Os conteúdos, em linha com as recomendações da UNESCO sobre a centralidade da arte e do património na educação e na vida comunitária, visam reforçar a presença das artes nas escolas de forma diversificada, incluindo a sua utilização como recurso pedagógico, criativo e transversal na abordagem aos conteúdos das diferentes disciplinas.
Destinatários
Professores dos Grupos 200, 240, 400, 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 240, 400, 600.
Objetivos
- Demonstrar a importância da cultura e da arte contemporânea na criação de práticas pedagógicas alternativas, capazes de despertar a consciência, a capacidade de pensar e interpretar o mundo atual. - Capacitar os formandos para a integração das obras de arte contemporânea nas suas atividades pedagógicas. - Fomentar a compreensão dos processos criativos, utilizados pelos artistas da contemporaneidade. - Capacitar os formandos para a articulação dos fenómenos artísticos e culturais, com as recomendações da UNESCO sobre a centralidade da arte e do património na educação e na vida comunitária. - Incentivar a criação de atividades didáticas, capazes de melhorar o sistema de ensino, tornando-o mais transdisciplinar e aberto a diferentes perfis de aprendizagem. - Criação de manual de boa-práticas e recursos didáticos, que traduza as aprendizagens adquiridas no decurso da formação.
Conteúdos
1. Motivação - Enquadramento e perspetiva histórica das principais referências artísticas da Arte Contemporânea (dos anos 60 até à atualidade). - Novos Media - Formas Não-Tradicionais de Expressão Artística. - Manifestações artísticas inconformadas: Performences e Hapennings. - Articulação dos conteúdos com as orientações curriculares e metodológicas. - Apresentação comentada de projetos diversos de Arte Contemporânea. - Indicações estratégicas sobre as práticas a implementar nas atividades com os alunos. Estudo de Casos - Case Study I - Novos Media; Case Study II Fotografia. 2. Experimentação - Experimentação de diferentes processos de análise, interpretação e compreensão das obras de arte contemporâneas. - Exploração de abordagens metodológicas diversas, que permitam o entendimento da relação entre observação, documentação e levantamento com objetivo de desenvolver recursos pedagógicos inovadores. - Visualização orientada e comentada de exemplos artísticos significativos. - Criação / experimentação de atividades pedagógicas de articulação entre as práticas artísticas e as atividades didáticas. - Compreensão e experimentação dos processos criativos, que integram e incentivam dinâmicas transdisciplinares. - Ampliação de conceitos, práticas e processos artísticos e pedagógicos como forma de mobilização de conteúdos-chave inscritos nas recomendações da UNESCO sobre a centralidade da arte e do património na educação e na vida comunitária. 3. Socialização do conhecimento - Reflexão partilhada sobre as temáticas e atividades realizadas no decurso das sessões de formação. As experiências individuais de cada formando. Reflexão sobre as metodologias de trabalho colaborativo. - Criação coletiva de manual de boas-práticas e recursos didáticos, explorando as aprendizagens as linguagens experimentadas no decurso das sessões. - Socialização e partilha do conhecimento, através da apresentação dos trabalhos realizados. - Definição de estratégias pedagógicas a implementar em sala de aula, indicação de trabalhos futuros.
Metodologias
A formação irá decorrer através da aplicação de uma estrutura metodológica que privilegia a articulação entre três dimensões cruciais, a motivação para a participação coletiva, a experimentação orientada e a partilha do conhecimento produzido. O modelo de ação foi concebido para estimular o trabalho colaborativo, pelo que, em cada sessão serão encorajadas as relações e a criação de empatia entre pares, através da concretização de uma série de atividades e desafios. Pretende-se mobilizar, em cada sessão, um conjunto de boas-práticas, por forma a envolver os formandos em processos e experiências pedagógicas inspiradoras.
Avaliação
A avaliação dos formandos é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões de avaliação a utilizar são: qualidade da participação no contexto dos objetivos / efeitos a produzir e a qualidade do trabalho individual final. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
Charlot, B. & Silva, V., A. (2000). De Abelardo até à classificação de Xangai: As universidades e a formação de docentes. Educar em Revista, Curitiba. 37, 39-58.Charréu, L. (2009). Para uma Educação Artística em artes Visuais enfocada na contemporaneidade. In E., Rodrigues, & H., Assis (Orgs.) (2009). O Ensino das Artes Visuais: Desafios e possibilidades contemporâneas (pp.25-32). Goiânia: Grafset Ed./ Secretaria de Educação do Governo do Estado de Goiás. Delors, J. (Coord.) (1996). Educação, um Tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Porto: ASA.Eça, T., Agra-Pardiñas, M. J., Trigo, C. & Pimentel, L. (2010). Desafios da educação artística em contextos ibero americanos. Porto: APECV.Efland, A., Freedman, & K., Sthur, P. (2003). La educación en el Arte Posmoderno. Barcelona: Paidos.Franz, T. (2003). Educação para uma Compreensão Crítica da Arte. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
Anexo(s)
Formador
Benedita Carvalho Kendall
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 27-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 06-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |
10 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Presencial |