398

Desvendando a Inteligência Artificial na Educação: do Conceito à Prática turma A-24_25

Apresentação

Num mundo cada vez mais moldado pela Inteligência Artificial (IA), torna-se crucial que os docentes compreendam esta tecnologia emergente e o seu impacto na educação. Dominar o conceito de IA, reconhecer as suas potencialidades e desafios, e saber como a integrar pedagogicamente são fatores essenciais para o sucesso educativo no século XXI.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

Compreender o conceito de IA e a sua relevância na educação. Identificar as potencialidades e os desafios da IA na educação. Demonstrar funcionalidades de algumas ferramentas de IA com aplicação prática em contexto educativo.

Conteúdos

1ª parte Contextualização, potencialidades e desafios. 2ª parte Casos práticos de potencial aplicação em contexto educativo.

Formador

Pedro João Ramos Amorim Sá

José António Marques Moreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-11-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 20-11-2024
Fim: 20-11-2024
Acreditação: ACD19-24_25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira - auditório