392

Ensino do Walking Football | DOCENTES turma A-24_25

Apresentação

Esta ACD surge como como forma de satisfazer uma necessidade cada vez mais evidente duma sociedade envelhecida, e assim, dar resposta a um novo e importante campo de trabalho para os profissionais da educação física e das ciências do desporto. Entre outras, o Walking Football (WF) tem-se revelado uma atividade desportiva de elevado valor para os adultos mais velhos, promovendo a saúde física e mental, estimulando a socialização e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Com uma abordagem adaptada e inclusiva, esta ACD destaca-se, assim, como uma resposta proativa para promover um envelhecimento ativo e saudável, formando e sensibilizando os profissionais de EF para esta nova área profissional de valor acrescido, estando, assim, enquadrada num contexto com inequívoco interesse social. Uma formação específica sobre o ensino do WF permitirá aos professores adquirir competências técnicas e pedagógicas necessárias para adaptar os exercícios e as dinâmicas de jogo às capacidades e limitações dos adultos mais velhos, garantindo assim uma prática desportiva segura, inclusiva e eficaz.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

(1) Capacitar os professores com um entendimento abrangente das regras, estratégias, programas e conteúdos que lhes permitam ensinar o WF nas suas atividades letivas; (2) Capacitar os professores com conhecimentos que lhes permitam adaptar o WF a diferentes necessidades, contextos, estados de saúde, habilidades e aptidões dos alunos, garantindo uma experiência inclusiva e satisfatória para todos; (3) Capacitar os professores com ferramentas e recursos para integrar o WF de forma consistente e significativa no currículo escolar (4) Capacitar os professores com estratégias para liderar e motivar os participantes durante as atividades de WF, promovendo um ambiente positivo, inclusivo e estimulante de aprendizagem; (5) Fornecer aos professores práticas eficazes para avaliar e monitorizar o desempenho motor, a aptidão física, o bem-estar e a qualidade de vida dos participantes no WF, permitindo-lhes ajustar as sessões conforme as necessidades de cada um.

Conteúdos

1. Exercício físico em idades avançadas - Benefícios do exercício físico para a saúde física e mental dos adultos mais velhos - Benefícios específicos do Walking Football para a população mais velha - Barreiras para a prática de exercício físico nos adultos mais velhos 2. Cuidados de segurança para a prática - Prevenção de lesões - Adaptações necessárias para garantir a segurança dos participantes 3. Programas de exercício físico para adultos mais velhos - Desenvolvimento de programas adaptados às necessidades dos participantes - Princípio FITT-VP - Estratégias para promover a progressão, a adesão e motivação para a prática - Programas específicos do Walking Football 4. Organização e estruturação das aulas/sessões - Estruturação das aulas/sessões - Parte inicial, parte fundamental e parte final 5. Conteúdos das aulas/sessões - Exercícios de aquecimento - Exercícios de reforço muscular - Exercícios aeróbicos - Exercícios de relação com a bola - Exercícios lúdicos - Jogos 6. Avaliação e monitorização aptidão física e funcional - Avaliar as componentes da aptidão física relacionadas com a saúde - Avaliar a mobilidade funcional e o risco de queda - Avaliação da autonomia para as atividades básicas da vida diária

Metodologias

Durante esta ação, os formadores utilizarão uma variedade de métodos de ensino adaptados aos conteúdos abordados. A formação incluirá 3 sessões online (síncronas), dedicadas à apresentação e discussão dos conteúdos teóricos e práticos dos módulos temáticos, através de tarefas individuais e em grupo, promovendo tanto o trabalho autónomo quanto colaborativo. O formando deverá possuir computador com câmara para permitir o acesso direto às sessões e para controlo visual presencial pela organização da formação. Informação detalhada aos(às) formandos(as) inscritos(as) nos cursos será emitida posteriormente.

Modelo

O curso não incluirá uma avaliação formal, mas a participação ativa é uma exigência. É obrigatória a frequência de pelo menos 90% do total de horas do curso para garantir que todos os participantes tenham acesso completo aos conteúdos abordados e possam beneficiar plenamente da formação, preparando aulas que contribuam para a melhoria da competência motora das crianças.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-10-2024 (Terça-feira) 20:30 - 22:30 2:00 Online síncrona
2 23-10-2024 (Quarta-feira) 20:30 - 22:30 2:00 Online síncrona
3 25-10-2024 (Sexta-feira) 20:30 - 22:30 2:00 Online síncrona
Início: 22-10-2024
Fim: 25-10-2024
Acreditação: ACD15-24_25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Microsoft Teams