C981 Utilização de plataformas digitais em contexto escolar - Google Classroom (Sala de aula) turma A-24_25
Apresentação
Esta ação enquadra-se no Plano de Ação para a Tansição Digital, determinado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 30, de 21 de Abril de 2020, Pilar I. Capacitação e inclusão digital das Pessoas, Subpilar I. Educação Digital, Medida 1: Programa de Digitalização para as Escolas, Dimensão. Plano de Capacitação Digital de Docentes, encontra-se estruturada de modo a contribuir para o desenvolvimento de competências consignadas nas áreas previstas no DigCompEdu Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, está desenhada para realização em regime a distância, tirando partido das vantagens deste regime de formação no contexto pandémico em que foi criada e visa o desenvolvimento de competências no domínio da utilização de plataformas digitais em contexto escolar - Google Classroom (Sala de aula).
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Conhecer o Google Classroom (GC) enquanto plataforma digital utilizável em contexto escolar. - Conhecer as áreas e funcionalidade do GC. - Comunicar usando o GC. - Utilizar os tipos de trabalhos disponíveis no GC. - Avaliar trabalhos e questões e fornecer feedback usando o GC. - Criar, configurar e gerir turmas no GC. - Integrar o GC com outras plataformas digitais.
Conteúdos
1. Introdução ao Google Classroom (Sala de aula) (GC). Definição. Metáfora que preside à organização e estrutura. Aceder ao GC. 2. O ambiente de trabalho da turma em GC. Áreas e funcionalidades: Stream, Trabalhos da turma, Pessoas, Classificações. 3. Comunicar usando o GC. Convidar alunos. Associar outros docentes à turma. Enviar anúncios e e-correio. Usar o Google Meet. 4. Associar materiais à turma em GC. 5. Trabalhos no GC. Tipos de trabalhos: trabalhos e questões. Criar e calendarizar trabalhos e questões. Criar uma rubrica para um trabalho ou questão. Usar Google Forms a partir do GC. 6. Avaliar trabalhos e questões e fornecer feedback usando o GC. Estabelecer critérios de avaliação para um trabalho ou questão. Avaliar um trabalho ou questão. Fornecer feedback. 7. Criar, configurar e gerir turmas no GC. 8. Integração do GC com outras plataformas digitais (Ex: Edpuzzle).
Metodologias
As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime a distância, síncronas, divididas em segmentos com tarefas individuais e de grupo, promovendo o trabalho autónomo e colaborativo, recorrendo às metodologias: método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, resolução de problemas e realização de trabalhos práticos.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
Heggart, K.H & Yoo, J. Getting the Most from Google Classroom: A Pedagogical Framework for Tertiary Educators, Disponível em https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1174198.pdfIftakhar, S. GOOGLE CLASSROOM: WHAT WORKS AND HOW?, Disponível em http://jesoc.com/wp-content/uploads/2016/03/KC3_35.pdfStudents Acceptance of Google Classroom: An Exploratory Study using PLS-SEM Approach, Disponível em https://onlinejour.journals.publicknowledgeproject.org/index.php/i-jet/article/view/8275/4996
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.
Formador
Cristina Sofia Oliveira da Costa Reis
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-11-2024 (Sexta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-11-2024 (Sexta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 06-12-2024 (Sexta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |