C1120 Inglês para conversação turma A-24_25
Apresentação
Um curso de inglês focado na conversação é particularmente importante, pois, ao promover a prática oral, os professores podem melhorar a sua capacidade de comunicação em contextos formais e informais, como reuniões pedagógicas, colaborações internacionais e interações com pais e estudantes estrangeiros. Além disso, também capacita os docentes a utilizarem novas metodologias e recursos tecnológicos, muitos dos quais são desenvolvidos ou disponibilizados exclusivamente nesta língua, reforçando a inovação e a adaptabilidade no ensino. Por fim, o desenvolvimento da fluência em inglês através de um curso de conversação promove a autoconfiança dos professores, preparando-os para enfrentar desafios em eventos internacionais, formações no estrangeiro ou projetos colaborativos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Desenvolver habilidades de conversação em inglês, focando em vocabulário, fluência e compreensão auditiva. o Introduzir o curso e praticar cumprimentos e apresentações. o Praticar perguntas e respostas simples em conversas diárias. o Discutir temas comuns do cotidiano e aprender vocabulário específico. o Conversar sobre ambiente de trabalho e estudos. o Conversar sobre saúde e bem-estar. o Conversar sobre cultura e atividades de lazer o Compartilhar experiências de viagens e planear novas o Participar de reuniões e discussões em inglês.
Conteúdos
1. Introdução e Cumprimentos (2h) - Cumprimentos e despedidas. - Apresentações pessoais. - Perguntas básicas (How are you? Where are you from?). 2. Noções Básicas de Conversação (3h) - Perguntas sobre atividades diárias e rotinas. - Expressões de tempo e frequência. 3. Temas do Dia a Dia (3h) - Compras e restaurantes. - Transportes e direções. - Tempo e clima. 4. Trabalhar e Estudar (3h) - Descrição de profissões e tarefas. - Discussão sobre estudos e experiências académicas 5. Saúde e Bem-Estar (3h) - Vocabulário relacionado com a saúde e problemas médicos. - Conversas sobre hábitos saudáveis e exercício físico. 6. Cultura e Entretenimento (3h) - Filmes, música, e livros. - Festivais e eventos culturais. 7. Viagens e Experiências (3h) - Vocabulário de viagem e turismo. - Compartilhamento de experiências pessoais de viagem. 8. Reuniões e Discussões (3h) - Vocabulário de reuniões e debates. - Estruturas de discussões e apresentações. 9. Revisão e Prática Final (2h) - Revisão de vocabulário e estruturas. - Prática de conversação abrangente.
Metodologias
Prática Intensiva: ênfase na prática oral através de role-plays e simulações. Atividades Interativas: uso de jogos e debates para envolver os formandos. Feedback Contínuo: correção de erros e sugestões para melhoria constante.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
Bailey, K. M. (2005). Practical English language teaching: Speaking. McGraw-Hill ESL/ELT. Celce-Murcia, M., Brinton, D. M., & Snow, M. A. (2014). Teaching English as a second or foreign language (4ª ed.). National Geographic Learning/Cengage Learning. Davies, P., & Pearse, E. (2000). Success in English teaching. Oxford University Press. Richards, J. C. (2008). Teaching listening and speaking: From theory to practice. Cambridge University Press. Thornbury, S. (2005). How to teach speaking. Pearson Education ESL.
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.
Formador
Filomena Morais
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 08-11-2024 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
6 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
8 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 06-12-2024 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
10 | 10-12-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |