382

Empoderar as próximas gerações com vista à construção de um futuro mais resiliente turma A-24_25

Apresentação

A temática da Proteção Civil e da Resiliência assume uma importância crescente no contexto educativo atual. Em Portugal, a Estratégia Nacional de Proteção Civil 2030 coloca a ênfase na necessidade de "reforçar a literacia e a cultura de segurança e de resiliência da população", reconhecendo o papel crucial da educação e formação na construção de comunidades mais seguras e resilientes. As escolas desempenham um papel fundamental na promoção da cultura de segurança e na preparação dos jovens para a adoção de comportamentos adequados em situações de emergência. Para que este objetivo seja alcançado, é essencial que os docentes estejam devidamente capacitados para integrar as temáticas da Proteção Civil e da Resiliência nas suas práticas pedagógicas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Sensibilizar os docentes para a importância da temática da Proteção Civil e da Resiliência no contexto escolar. Apresentar estratégias e recursos pedagógicos para a integração da temática da Proteção Civil e da Resiliência nas diferentes áreas curriculares. Promover a partilha de experiências e a reflexão sobre o papel dos docentes na construção de uma cultura de segurança e resiliência na comunidade escolar.

Conteúdos

Conceitos básicos de Proteção Civil e Resiliência. Riscos e ameaças em Portugal: sismos, incêndios florestais, inundações, etc. O papel da escola na promoção da cultura de segurança e resiliência. Planos de emergência e medidas de autoproteção em contexto escolar. Estratégias pedagógicas para a integração da temática da Proteção Civil e da Resiliência nas diferentes áreas curriculares. Recursos educativos e materiais de apoio para docentes.

Formador

Henrique de Jesus Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2024 (Segunda-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 14-10-2024
Fim: 14-10-2024
Acreditação: ACD12-24_25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Augusto Gomes