Promoção da Competência Motora em Crianças - docentes turma A-24_25
Apresentação
A literacia motora é um dos fatores essenciais para sociedades ativas e prósperas. Essa competência resulta de políticas e programas educativos que começam na infância e continuam nos anos subsequentes, promovendo o desenvolvimento de aptidões, habilidades, valores e comportamentos. Apesar disso, diversas organizações médico-científicas internacionais alertam que mais de 50% da população mundial tem um estilo de vida sedentário. Além disso, é estimado que mais de 80% das crianças no mundo inteiro não apresentam níveis adequados de atividade física para um crescimento saudável, e apenas 40% delas revelam uma competência motora satisfatória. Perante este cenário alarmante, as organizações salientam a necessidade urgente de implementar programas eficazes em diferentes faixas etárias e contextos de prática. A escola, reconhecida como um ambiente privilegiado para a formação integral, desempenha um papel crucial na promoção da competência motora. É nos primeiros anos da educação, da pré-escola ao 1º CEB, que tais programas devem ser prioritariamente implementados. Assim, a escola emerge como um agente fundamental na formação de estilos de vida ativos e no desenvolvimento de valores, comportamentos, habilidades e aptidões, proporcionando uma base sólida para um crescimento saudável.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Descrever o desenvolvimento motor de crianças entre 5 e 10 anos, proporcionando conhecimento sobre o crescimento físico, maturação biológica e desempenho motor. - Descrever a competência motora e apresentar conteúdos gerais e específicos a serem propostos no ensino das habilidades motoras e das primeiras formas de jogo. - Explicar as metodologias didáticas a serem utilizadas na transmissão e operacionalização dos conteúdos abordados. - Destacar as preocupações pedagógicas que devem ser consideradas pelos professores ao lecionar o processo formativo para crianças.
Conteúdos
A Criança e o seu desenvolvimento motor - Características do desenvolvimento motor - Crescimento, maturação e aprendizagem - A pirâmide do desenvolvimento motor - Constrangimentos atuais ao desenvolvimento motor das crianças A competência motora em crianças - Conceitos, fundamentos e avaliação Habilidades motoras fundamentais e jogos lúdico-desportivos - Contextos de aprendizagem e de desenvolvimento - As primeiras abordagens ao jogo
Metodologias
Durante esta ação, os formadores utilizarão uma variedade de métodos de ensino adaptados aos conteúdos abordados. A formação incluirá 3 sessões online (síncronas), dedicadas à apresentação e discussão dos conteúdos teóricos e práticos dos módulos temáticos, através de tarefas individuais e em grupo, promovendo tanto o trabalho autónomo quanto colaborativo. O formando deverá possuir computador com câmara para permitir o acesso direto às sessões e para controlo visual presencial pela organização da formação. Informação detalhada aos(às) formandos(as) inscritos(as) nos cursos será emitida posteriormente.
Modelo
A formação não incluirá uma avaliação formal, mas a participação ativa é uma exigência. É obrigatória a frequência de pelo menos 90% do total de horas do curso para garantir que todos os participantes tenham acesso completo aos conteúdos abordados e possam beneficiar plenamente da formação, preparando aulas que contribuam para a melhoria da competência motora das crianças.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-10-2024 (Segunda-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 11-10-2024 (Sexta-feira) | 21:00 - 23:00 | 2:00 | Online síncrona |