C1064 Site Institucional de um/a AE/Escola: Um espelho do seu modelo pedagógico turma A-24_25
Apresentação
A presença online é fundamental para as escolas na era digital. Um site institucional bem estruturado permite uma comunicação eficaz com a comunidade escolar, apresentando informações relevantes sobre a escola, os seus projetos e eventos, promovendo a imagem da escola que reflita e suporte o seu modelo pedagógico. No entanto, muitas escolas ainda não possuem um site ou têm sites desatualizados e pouco funcionais. A presente proposta enquadra-se no plano de atividades da entidade proponente, que se foca na atualização e desenvolvimento de competências digitais dos professores, essenciais para a modernização e inovação pedagógica.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Capacitar educadores e professores na criação de sites institucionais que reflitam a estrutura e o modelo pedagógico dos AE/Escolas, personalizando-o e ajustando-o às necessidades da instituição. - Desenvolver competências para a gestão de conteúdo e atualização regular do site. - Desenvolver competências para a utilização de ferramentas e tecnologias essenciais para a criação de sites institucionais (ex. WordPress).
Conteúdos
- Introdução aos sites institucionais e o seu papel nas escolas (30 min) - Visão geral do de um editor de sites - instalação, configuração e interface (1 hora) - Estrutura e organização de um site institucional (1 hora) - Criação e personalização de páginas e posts (4 horas) - Gestão de multimédia e galerias (2 horas) - Plugins e funcionalidades avançadas (2 horas e 30 min) - Otimização para motores de busca (SEO) (1 hora) - Soluções de alojamento e manutenção (1 hora) - Boas práticas de design responsivo e usabilidade web (1 hora)
Metodologias
A plataforma Moodle será utilizada para suporte pedagógico à formação. Os participantes terão acesso a materiais didáticos, fóruns de discussão e atividades práticas. Será utilizada uma metodologia ativa e participativa, com foco na construção do conhecimento através da interação entre os participantes. Os participantes serão incentivados a partilhar as suas experiências e trocar ideias, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
Centro Nacional de Cibersegurança, 2022, Guia para Gestão dos Riscos em matérias de Segurança da Informação e Cibersegurança, v1.1 dezembro 2022.Learn WordPress, https://learn.wordpress.org/ (visto em 28/05/2024)
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.
Professor consciente, futuro sustentável: Dê o exemplo, opte pelo transporte público!
Formador
Pedro João Ramos Amorim Sá
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 02-12-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |