372

Educação Inclusiva no AEP - Pré-escolar e 1º ciclo turma A-24_25

Apresentação

No âmbito da implementação do Decreto-Lei 54 de 2018, torna-se necessário a criação de uma cultura de inclusão e o desenvolvimento de respostas educativas que facilitem e promovam o sucesso educativo dos discentes. Dotar os professores dos procedimentos a adotar de acordo com a legislação e de ferramentas que facilitem e promovam a inclusão.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Melhorar as práticas dos docentes ao nível dos documentos e procedimentos adotados pelo Agrupamento, no âmbito do DL N.º54/2018, de 6 de julho Clarificar o processo de identificação, aplicação, monitorização e avaliação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão Estratégias que facilitam e promovem a inclusão. Aperfeiçoar/atualizar o conhecimento concetual base.

Conteúdos

Inclusão, diversidade e equidade Princípios orientadores da educação inclusiva Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à Inclusão Papel do professor de Educação Especial Centro de Apoio à Aprendizagem Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão Plano de Saúde Individual Adaptações ao processo de avaliação Como operacionalizar Desenho Universal da Aprendizagem Estratégias promotoras da Inclusão Elaborar um Relatório Técnico Pedagógico (RTP) e Programa Educativo Individual (PEI)

Formador

Susana Patrícia de Sousa Arouca

Rita Margarida Carvalho Simas Bonança

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Online síncrona
2 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
Início: 23-10-2024
Fim: 30-10-2024
Acreditação: ACD07-24_25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 5 h
Local: Online e sede do Agrupamento de Escolas de Perafita