Educação Inclusiva no AEP - Pré-escolar e 1º ciclo turma A-24_25
Apresentação
No âmbito da implementação do Decreto-Lei 54 de 2018, torna-se necessário a criação de uma cultura de inclusão e o desenvolvimento de respostas educativas que facilitem e promovam o sucesso educativo dos discentes. Dotar os professores dos procedimentos a adotar de acordo com a legislação e de ferramentas que facilitem e promovam a inclusão.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Melhorar as práticas dos docentes ao nível dos documentos e procedimentos adotados pelo Agrupamento, no âmbito do DL N.º54/2018, de 6 de julho Clarificar o processo de identificação, aplicação, monitorização e avaliação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão Estratégias que facilitam e promovem a inclusão. Aperfeiçoar/atualizar o conhecimento concetual base.
Conteúdos
Inclusão, diversidade e equidade Princípios orientadores da educação inclusiva Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à Inclusão Papel do professor de Educação Especial Centro de Apoio à Aprendizagem Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão Plano de Saúde Individual Adaptações ao processo de avaliação Como operacionalizar Desenho Universal da Aprendizagem Estratégias promotoras da Inclusão Elaborar um Relatório Técnico Pedagógico (RTP) e Programa Educativo Individual (PEI)
Formador
Susana Patrícia de Sousa Arouca
Rita Margarida Carvalho Simas Bonança
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |